quinta-feira, 8 de setembro de 2011

1° Ano - E.M
Biologia 

Conhecimentos Habilidades / Objetivos
1.1 Teorias da origem da vida. 1 1 Identificar e comparar as principais teorias de origem
da vida.
2.1 Constituintes da matéria viva: água, glicídios, 2.1 Reconhecer os tipos de constituintes químicos da
lipídios, proteínas e vitaminas, matéria viva (proteínas, lipídios, glicídios, vitaminas,
água e sais minerais) bem como suas funções.
Explicitar relações entre alimentação x vitaminas x
doenças de carência.
2.2 Característica de célula procariótica e eucariótica. 2.2 Estabelecer as diferenças entre célula procariótica
e eucariótica.Explicar a origem da célula eucariota a
partir da procariota.
2.3 Envoltórios celulares.
2.3.1 Membrana plasmática: noções de evolução, 2.3.1 Identificar a estrutura da membrana plasmática.
estrutura, trocas com o meio, adaptações. Explicar a continuidade estrutural e funcional entre
a membrana e o sistema de endomembrnas. Explicar
‘e descrever as trocas da membrana cóm o meio.
Descrever a organização geral da membrana e a
relação com o todo.
2.3.2 Parede celular: estrutura e funções. 2.3.2 Identif]car a estrutura da parede celular; localizá-la
na célula e determinar sua ocorrência.
2.4 Hialoplasma: sistema de endomembranas e demais 2.4 Reconhecer os componentes do hialoplasma
estruturas. (composição físico-química, sistema de
endomembranas e demais estruturas). Citar,
descrever e comparar as estruturas do sistema de
endomembranas e das organelas, identificando as
funções de cada uma. Mencionar as relações entre
elas e a continuidade no funcionamento celular. Citar
etapas, substâncias consumidas e produzidas e local
de ocorrência da fotossíntese e respiração celular.
2.5 Citoesqueleto e estruturas microtubulares, 2.5 Identificar o citoesqueleto quanto à estrutura e
mecanismo de movimentação celular. função: microfilamentos e microtúbulos.Comparar
esse mecanismo com o funcionamento de outras
organelas.
2.6 Núcleo: estrutura do núcleo interfásico, funções. 2.6 Exemplificar a ocorrência do núcleo quanto à forma,
tamanho, número.
Citar e descrever a estrutura e funções do núdeo
interfásico.Comparar o núcleo interfásico com o
núcleo durante a divisão celular.
2.6.1 Cromossomos: morfologia, números haplóide 2.6.1 Identificar a estrutura e reconhecer os difërentes
e diplóide,composição química. tipos de cromossomos.
Reconhecer o número haplóide e dipkíde. Identificar
a composição química dos cromossomos.
2.6.2 Acidos nucleicos (DNA-RNA): estrutura e função. 2.6.2 Identificar a estrutura e função dos ácidos nudéicos,
reconhecer acomposição química dos difërentes
ácidos nucléicos.
2.6.3 Fluxo de informação genética: replicação, 2.6.3 Relacionar os processos de replicação, transcrição
transcriçao e sintese proteica. e síntese protéica.
2.6.4 Conceito e localização de gene. 2.6.4. Definir genes e identificar sua localização.
2.7 Reprodução celular: mitose e meiose. 2.7 Identificar os tipos de divisão celulai Citar e
descrever as fases da mitose e mek, awnparando
as. Explicar relações entre me,ose x pmuta x
reprodução sexuada.
3.1 Gametogênese.
3.2 Fecundação.
3.3 Sistema reprodutor.
3.4 Sistema endócrino e nervoso.
3.1 Comparar espermatogênese com ovolugênese.
3.2 Identificar e descrever o processo de fecundação.
3.3 Reconhecer a anatomia e fisiologia do sistema reprodutor humano. Explicar e citar etapas do ciclo reprodutor feminino. Estabelecer relações entre sexualidade x sexo x gravidez x métodos anticoncepcionais. Identificar as doenças sexualmente transmissíveis e as formas preventivas.
3.4 Identificar as funções vitais: sistemas integradores nervoso e endócrino.



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