quinta-feira, 8 de setembro de 2011

1° Ano - E.M
Língua Estrangeira

Conhecimentos
Habilidades / Objetivos
1.1 Leitura visual.
1.1.1 Diagramação: divisão do texto em blocos/seções, uso de fotos, figuras, gráficos, tabelas, títulos, subtftulos, legendas, etc.
1.1.2 Palavras destacadas (italicizadas, sublinhadas, negritadas), substantivos próprios, números, etc.
1.2 Texto e contexto.
1.2.1 Gênero: biografia, carta do leitor, coluna de aconselhamento, sinopse de filme, anúncio publicitário, notícia, página pessoal, horóscopo, fôlder turístico, manual de instrução, ficha de inscrição, anúncio pessoal, etc.
1.2.2 Função social e comunicativa do texto.
1.2.3 Autoria, público-alvo, mídia, fonte e çiata de publicação do texto.
1.2.4 Relações entre os participantes do texto: simetria/ assimetria, posicionamento, por meio de recursos, como formas de tratamento, polarização, modalização, modulação, apreciação, valoração, etc.
1.2.5 Organização textual: seqüência cronológica, geral- particular (categoria-exemplo, previsão-detalhe), problema-solução, etc.
1.1.1 Prever o conteúdo e/ou objetivo do texto por meio da observação de sua organização visual, fotos, figuras, gráficos, tabelas, títulos, subtítulos, legendas, etc.
1.1.2 Reconhecer a função de palavras em destaque, substantivos próprios, números, etc., para a construção do sentido do texto.
1.2.1 Identificar o texto como exemplar de um dado gênero.
1.2.2 Determinar o objetivo comunicativo do texto.
1.2.3 Identificar autor, mídia, fonte e data de publicação do texto e inferir público-alvo.
1.2.4 Reconhecer o engajamento do autor com o conteúdo do texto e as relações que ele projeta com o público- alvo.
1.2.5 Identificar as estratégias utilizadas pelo autor para organizar o texto.
1.3 Léxico e gramática.
1.3.1 Registro: grau de formalidade/informalidade, linguagem técnica/linguagem leiga, etc.
1.3.2 Campo semântico: rede de relações semânticas estabelecidas no texto.
1.3.3 Processo de formação de palavras: sufixação, prefixação, composição, etc.
1.3.4 Coesão referencial (por pronomes) e coesão lexical (por repetição, sinonímia, antonímia, hiperonímia, etc.).
1.3.5 Verbos: modo, tempo, aspecto, voz.
1.3.6 Circunstâncias de tempo, modo, espaço, etc.
1.3.7 Relações lógicas (oposição, adição, causa/efeito, condição/resultado, etc.).
1.3.8 Estrutura dos sintagmas nominais, verbais e adverbiais.
1.4 Aspectos ideológicos e socioculturais: estereótipos relativos à nacionalidade, profissão, gênero social, orientação sexual, raça, classe econômica, etc.
1.3.1 Identificar o registro adotado no texto (formal/ informal, técnico/leigo, etc.) por meio das escolhas lexicais no texto.
Determinar o campo semântico coberto pelo texto.
Reconhecer o papel da forma na função e no
significado das palavras.
1.3.4 Relacionar expressões referenciais a seus respectivos referentes.
1.3.5 Identificar a função dos verbos no texto em termos de modo, tempo, aspecto, voz.
1.3.6 Reconhecer em que circunstâncias ocorrem as ações reprensentadas no texto.
1.3.7 Identificar as relações lógicas expressas por marcadores discursivos.
1.3.8 Identificar a função, organização e estrutura do sintagma.
1.4 Identificar recursos verbais (sintagmas nominais, verbais, adverbiais, etc.) e não-verbais (primeiro plano/segundo plano, ângulo, disposição, etc.) que sejam ideológica e socioculturalmente significativos.
1.3.2
1.3.3

Nenhum comentário:

Postar um comentário