quinta-feira, 8 de setembro de 2011

2° Ano - E.M
Língua Portuguesa

Conhecimentos Habilidades / Objetivos
1.1 Estrutura do texto.
1.1.1 Partes.
1.1.2 Relações entre as partes.
1.2 Plano do conteúdo.
1.2.1 Tema e sua delimitação.
1.2.2 Idéia principal.
1.2.3 Idéias secundárias.
1.2.4 Idéias explícitas x implícitas.
1.2.5 Argumentos.
1.3 Interação autor x texto x leitor.
1.3.1 Objetivo do texto.
1.3.2 Destinatário.
1.3.3 Circunstâncias.
1.4 Plano lingüístico.
1.4.1 Significação de palavras e expressões no contexto.
1.4.2 Recursos expressivos.
1.4.3 Relações de sentido entre elementos do texto (coesão referencial e seqüencial).
1.5 Tipos de texto.
1.5.1 Leitura de textos informativos, persuasivos, lúdicos (notícia, reportagem, editorial, literários, crônica, conto, fato histórico, relato, fábula, charge, publicidade, história em quadrinhos, cartas, etc.).
1.6 Produção de texto.
1.6.1 O parágrafo dissertativo - estrutura e produção.
1.6.2 O texto dissertativo.
1.6.3 Paráfrase.
1.6.4 Resumo.
2.1 Morfossintaxe.
2.1.1 Classes de palavras e flexões (verbo, advérbio, conjunção, preposição e interjeição).
2.1.2 Frase, oração e período.
2.1.3 Período simples.
2.1.3.1 Estrutura do período simples (termos da oração).
2.1.3.2 Predicação verbal.
2.1.3.3Colocação dos termos na oração.
2.1.3.4 Pontuação.
2.1.3.5 Correção gramatical no período simples quanto à estrutura sintática.
Dividir o texto em partes.
Explicitar relações entre as partes. Descrever a configuração do texto.
1.2.1 Determinar o tema genérico e específico do texto.
1.2.2 Expressar a idéia principal.
1.2.3 Expressar as idéias secundárias e estabelecer sua relação com a principal.
1.2.4 Parafrasear idéias explícitas. Explicitar idéias implícitas.
1.2.5 Identificar os argumentos utilizados.
1.3.1 Distinguir idéias próprias de idéias do texto. Inferir o objetivo do texto.
1.3.2 Inferir o tipo de destinatário.
1.3.3 Expressar a localização no tempo e no espaço.
1.4.1 Expressar o sentido de palavras e expressões no contexto.
1.4.2 Identificar recursos Iingüísticos expressivos utilizados no texto.
1.4.3 Descrever a rede de relações semânticas que se estabelece entre os elementos dos períodos e parágrafos do texto.
1.6.1 Elaborar parágrafos, obedecendo às seguintes etapas: delimitação do assunto, estabelecimento do objetivo e produção.
1.6.2 Elaborar textos dissertativos, interpretando e analisando dados da realidade.
1.6.3 e 1.6.4 Parafrasear e resumir conteúdos de textos
2.1.1 Distribuir palavras quanto às diferentes classes; aplicar corretamente, na escrita, a flexão dos verbos; empregar adequadamente as classes invariáveis.
2.1.2 Comparar frase, oração e período.
2.1.3.1 Descrever as diferentes estruturas do período simples, levando em conta a ocorrência dos tipos de termos da oração.
2. 1.3.2 Descrever os tipos de predicação verbal.
2.1.3.3 Explicitar relações de dependência entre termos da oração.
Demonstrar as possibilidades de colocação dos termos na oração (ordem direta e inversa).
2.1.3.4Aplicar corretamente as normas de pontuação, especialmente na ordem inversa.
2.1.3.5 Avaliar a correção gramatical do período simples quanto à estrutura sintática.
1.1.1
1.1.2
1.5.1 Caracterizar os diferentes tipos de texto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário