segunda-feira, 12 de setembro de 2011

3° Ano - E.M
Química
Conhecimentos
Habilidades / Objetivos
3a Associar a Teoria de Wbhler ao desenvolvimento da Química Orgânica.
Identificar os tipos de hibridação.
Identificar os tipos de ligação do carbono e os orbitais envolvidos.
Classificar os átomos de carbono.
Classificar as cadeias carbônicas.
Identificar e denominar os grupos orgânicos monovalentes.
Distinguir as propriedades físicas dos compostos orgânicos.
Associar as aplicações ao cotidiano.
4.1 Reconhecer os tipos de ruptura.
4.2 Identificar, diferenciar e aplicar os efeitos químicos.
4.3 Identificar as diferenças entre ácidos e bases.
4.4 Determinar o caráter ácido e básico dos compostosorgânicos através de Ka, Kb, efeitos indutivos e
mesoméricos e dos grupos funcionais.
4.5 Identificar e diferenciar os reagentes nucleófilos e eletrófilos em uma reação química.
1.1 Evolução da Química Orgânica.
1.2 1-libridação do carbono, boro e berflio.
1.3 Ligações entre os átomos de carbono.
1.4 Classificação dos átomos de carbono.
1.5 Classificação das cadeias carbônicas.

2.1 Conceito, classificação, fórmula geral e nomenclatura 2.1 Identificar e denominar as funções orgânicas.
oficial e usual dos compostos usuais simples de todas
as funções orgânicas.
2.2 Grupos orgânicos monovalentes. 2.2
2.3 Propriedades físicas: ponto de fusão, ponto de ebulição, 2.3
solubilidade, densidade.
2.4 Aplicações dos compostos orgânicos. 2.4
3.1 Isomeria plana: cadeia, posição, função, metameria e 3.1 Reconhecer e identificar os diferentes isômeros planos.
tautomeria.
3.2 Reconhecer e identificar os diferentes isômeros
3.2 Isomeria espacial: geométrica e ótica, geométricos e óticos.
4.1Tipos de ruptura entre átomos da molécula.
Efeito indutivo e mesomérico.
Teorias ácido-base de Brõnsted-Lowry e Lewis.
Caráter áddo e básico dos compostos orgânicos.
Reagentes nucleófilos e eletrófilos.
5.1 Reações de substituição. 51. a 5.4.3 Equacionar diferentes tipos de reações.
5.1.1 Reação de substituição em alcanos, benzeno, tolueno,
fenol e ácido benzóico: halogenação, nitração e
sulfonação.
5.1.2 Reações de substituição nucleáfilas em haletos
orgânicos frente à água.
5.1.3 Reações de substituição nucleófilas em haletos e aldnos: hidrogenação, halogenação, hidratação e
halogenidretos.
5.2 Reaçoes de adiçao.
5.2.1 Reaçõesdeadiçãoemalcenosealdnos: hidrogenação, halogenação, hidratação e halogenidretos.
5.2.2 Reações de adição em aldeídos e cetonas.
5.3 esdeeIïiação.
5.3.1 niiaçâo em haletos orgânicos.
5.3.2 EIlrr.iação em áôcoos.
5.3.3 Reações em áódos rIx»dhcos e denção dederivad haletos dea(Ia, i&idos, &es e amidas.
5.4 Reações de oxidação.
5.4.1 Oxidação de alcenos.
5.4.2 Oxidação de álcoois.
5.4.3 Oxidação de aldeídos.
6.1 Petróleo e carvão.
 6.1 Reconhecer processos de obtenção e derivados do  petróleo e do carvão.
6.2 Glicídios. 6.2 Identificar os glicídios.
6.3 Lipídios: glicerídios e cerídios.
6.3 Identificar os lipídios.
6.4 Aminoácidos: proteínas. 6.4 Reconhecer os elementos ricos em aminoácidos.
6.5 Polímeros sintéticos. 6.5 Associar as aplicações dos polímeros sintéticos ao
cotidiano e classificá-los quanto à reação de
obtenção.
7.1 Reações de oxirredução. 7.1 Identificar e ajustar as reações de oxirredução.
7.2 Série de reatividade química. 7.2 Equacionar as reações de oxirredução.
7.3 Pilhas. 7.3 Determinar o potencial de uma pilha através das
reações de oxirredução.
7.4 Eletrólise em meio aquoso.
 7.4 Identificar as substâncias simples que se formam no ânodo e no cátodo da cuba eletrolítica.

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