quinta-feira, 8 de setembro de 2011

2° Ano- E.M
Biologia

Conhecimentos Habilidades / Objetivos
1.1 Sistema digestório. 1.1 a 1.4 Identificar as grandes funções vitais: nutrição e
digestão, respiração, circulação e transporte,
1.2 Sistema respiratório. excreção. Compreender e relacionar tecidos x
órgãos x sistemas.
1.3 Sistema cardiovascular.
1.4 Sistema urinário.
2.1 Herança mendeliana: mono e diibridismo. 2.1 Compreender os conceitos fundamentais da genética.
2.1.1 Herança autossômica dominante / recessiva / 2.1.1 Reconhecer a herança autossômica
co-dominância. dominante,recessiva e co-dominante.
Fazer a representação através de genealogias.
Interpretar e resolver problemas.
2.2 Alelos múltiplos. 2.2 Identificar alelos múltiplos.
2.3 Genes letais. 2.3 Reconhecer genes letais.
2.4 Determinação do sexo e herança ligada ao sexo. 2.4 Identificar formas de determinação do sexo.
Reconhecer herança ligada ao sexo.
2.5 Mutações gênicas e cromossômicas. 2.5 Reconhecer os diferentes tipos de mutações gênicas
2.5.1 Fatores mutagênicos. e cromossômicas.
2.5.1 Identificar fatores mutagênicos.
2.6 Interações gênicas. 2.6 Reconhecer casos de. interação gênica.
2.6.1 Herança multifatorial. 2.6.1 Reconhecer a herança multifatorial.
3.1 Teorias evolucionistas (Darwinismo, Neodarwinismo
e Lamarkismo).
3.2 Seleção natural como mecanismo evolutivo.
.
3.2.1 Adaptação pela seleção natural: mimetismo,
camuflagem, adaptações morfológicas,
3.3 Processo de especiação.
3.1 Reconhecer e comparar as teorias evolucionistas.
. -
3.2 Reconhecer os frocessos de seleção natural como mecanismo evolutivo.
3.2.1 Identificar e descrever: mimetismo, camuflagem e adaptações morfológicas.
3.3 Reconhecer os processos de especiação.
4.1 Ecossistema (conceitos.básicos, populaçãà, comunidade, ecossistema, biosfera; habitat, nicho ecológico, componentes bióticos e abióticos do ambiente).
4.1.1 Níveis tráficos (produtores, consumidores, . decompositores), cadeia e teia alimentar,
4.1.2 Associações entre os seres vivos: mutualismo,
protocooperação, inquilinismo, colonialismo,
sociedades, comensalismo, predatismo, parasitismo, sinfilia.
4.2 Utilização cíclica da matéria e fluxo de energia.
4.3 Divisão da biosfera.
4.3.1 Noções de bioma e principais tipos de biomas
brasileiros,
4.4 Dinâmica de populações.
4.4.1 Fatores que caracterizam uma população:
densidade, natalidade, mortalidade, migração.
4.4.2 Fatores extrínsecos: reguladores do tamanho
populacional — clima, alimento, competição.
4.5 Noções e tipos de sucessões ecológicas.
4.6 Desequilíbrios ecológicos e impacto humano na
biosfera.
4.1 Identificar um ecossistema, reconhecendo seus componentes e inter-relações.
.
4.1.1 Identificar e distinguir níveis tráficos, reconhecer e montar cadeias e teias alimentares.
4.1.2 Citar e comparar as diferentes associações entre os seres vivos: mutualismo, protocooperação, inquilinismo, colonialismo, sociedades, comensalismo, predatismo e amensalismo.
4.2 Reconhecer a utilização cíclica da matéria e fluxo de energia.
4.3.1 Identificar e distinguir os diferentes biomas brasileiros (flora e fauna).
.
4.4.1 Relatar os fatores extrínsecos e intrínsecos como reguladores do tamanho populacional.
.
4.5 Citar e descrever os tipos de sucessões ecológicas.
4.6 Compreender que a interferência humana em comunidades pode causar desequilíbrios ecológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário