segunda-feira, 12 de setembro de 2011

3°Ano- E.M
Língua Portuguesa


Conhecimentos Habilidades / Objetivos
1.1 Estrutura do texto. - . -
1.1.1 Partes. 1.1.1 Dividir o texto em partes.
1.1.2 Relações entre as partes. 1.1.2 Explicitar relações entre as partes. Descrever a
configuração do texto.
1.2 Plano do conteúdo. - . -
1.2.1 Tema e sua delimitação. 1.2.1 Determinar o tema genérico e específico do texto.
1.2.2 Idéia principal. 1.2.2 Expressar a idéia principal.
1.2.3 Idéias secundárias. 1.2.3 Expressar as idéias secundárias e estabelecer sua
relação com a principal.
1.2.4 Idéias explícitas x implícitas. 1.2.4 Parafrasear idéias explícitas. Explicitar idéias implícitas.
1.2.5 Argumentos. 1.2.5 Identificar os argumentos utilizados.
1.3 Interação autor x texto x leitor. - . -
1.3.1 Objetivo do texto. 1.3.1 Distinguir idéias próprias de idéias do texto. Inferir o
objetivo do texto.
1.3.2 Destinatário. 1.3.2 Inferir o tipo de destinatário.
1.3.3 Orcunstâncias. 1.3.3 Expressar a localização no tempo e no espaço.
1.4 Plano lingüístico. - . -
1.4.1 Significação de palavras e expressões no contexto. 1.4.1 Expressar o sentido de palavras e expressões no
contexto.
1.4.2 Recursos expressivos. 1.4.2 Identificar recursos lingüísticos expressivos utilizados
no texto.
1.4.3 Relações de sentido entre elementos do texto (coesão 1.4.3 Descrever a rede de relações semânticas que se
referencial e seqüencial). estabelece entre os elementos dos períodos e
parágrafos do texto.
2.1 t4orfossntaxe.
2.1.1 Padrões frasais.
2.1.2 Período composto.
2.1.2.1 Processos de coordenação e subordinação.
2.1.2.2 Nexos oracionais (conetivos).
2.1.2.3 Colocação das orações no período.
2.1.2.4 Pontuação.
2.1.3 Concordância verbal e nominal.
2.1.4 Regência verbal e nominal.
2.1.5 Colocação pronominal.
2.1.1 Comparar os diversos padrões frasais.
2.1.2.1 Estabelecer a relação sintática entre as orações nos processos de coordenação e subordinação. Realizar transformações de termos da oração nas subordinadas correspondentes.
2.1.2.2 Identificar os diferentes nexos nas estruturas oracionais, observando o conteúdo semântico que imprimem às mesmas.
2.1.2.3 Reorganizar o período composto por subordinação, explorando as diferentes possibilidades de colocação das orações.
2.1.2.4 Aplicar os sinais de pontuação.
2.1.3 Aplicar regras de concordância verbal e nominal no contexto.
2.1.4 Empregar verbos de acordo com as diferentes regências, observando a diversidade de sentidos. Empregar expressões nominais, observando os princípios de regência.
Empregar o acento indicativo de crase de acordo com a regência verbal e nominal.
2.1.5 Colocar os pronomes da oração de acordo com as regras.
Passar de uma variedade lingüística para outra, observando os princípios de colocação pronominal.
1.5
1.5.1
1.6
1.6.1
Tiposdetexto. - . -
Leitura de texkis i*wmMs Iúcbcos 1.5.1
(notída, rtn, etiEtd, MBãic, xônica, conto,
fato iiia, idÍxda diipe, pttbddade, história
Procbçãocielexto.
Texto 1ivo. 1.6.1
Caracterizar os diferentes tipos de texto.
.
Elaborar textos dissertativos com argumentos que fundamentem a tese a ser defendida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário