quarta-feira, 14 de setembro de 2011

atividades sobre aids e dst


DINÂMICAS DE PREVENÇÃO À DST/AIDS


Nada vai acontecer comigo...
Objetivo: Refletir sobre um dos principais fatores de vulnerabilidade na adolescência.
Duração: 40 minutos.
Material: Papel pardo, fita crepe e canetas pilot.
Desenvolvimento:
1. Dividir o grupo em 4 sub-grupos. Cada um deles vai discutir a frase: "nada vai acontecer comigo!", pensar se ela é verdadeira, em que ocasiões ela é verdadeira e em quais ocasiões ela não é verdadeira. Após a discussão, elaborar 6 frases trocando a palavra nada por uma situação onde possa acontecer alguma coisa. As frases serão analisadas e relacionadas com os riscos que os adolescentes possam estar correndo e quais os cuidados que deveriam ter. O resultado desse trabalho deverá ser escrito em papel pardo para ser apresentado ao grupo.
Sugestões para reflexão: O facilitador acrescentará o que for necessário para que seja atingido o objetivo específico, salientando a necessidade de maior reflexão em cada situação, para que a tomada de decisão seja mais realista e não deixe a pessoa vulnerável.
Não sei cuidar da minha vida Sexual
Objetivo: Refletir sobre auto-cuidado, vulnerabilidade individual.
Duração: 40 minutos.
Material: Quadro "quem faz isso".
Opções Quem Faz isto? Opções

1 Homem Vai ao médico regularmente
2 Mulher Vai ao Médico quando sente alguma diferença no corpo
3 Os dois Compram Camisinha
4 Nenhum dos dois Traz a camisinha consigo
Coloca a camisinha
Conversa com os amigos, com a família, com os professores e com os adultos
Negocia o uso da camisinha com o seu parceiro ou parceira
Busca informação
Conhece funcionamento dos aparelhos reprodutivos masculino e feminino
Conhece os métodos contraceptivos
Escolhe o método
Usa o método

Desenvolvimento:
  1. O sub-grupo discutirá a lista, colocando na frente de cada afirmativa o que, na opinião deles, só o homem faz, só a mulher faz, nenhum dos dois fazem ou o que os dois fazem. Esse trabalho final, que deverá ser escrito em papel pardo, será discutido com o grupo.
  2. O quê os garotos e as garotas fazem para conquistar quem eles gostam!
  3. O sub-grupo discutirá o tema dentro da sua experiência e construirá duas listas, uma para os garotos e outra para as garotas. Escreverá os ítens dessas listas em papel pardo, numerando-os. Depois analisará, item por item, para ver se existe risco. Se existir, ele deverá ser escrito ao lado do item, ou com a sua numeração. Este trabalho final será discutido com o grupo.
Sugestões para reflexão:
O facilitador, após as apresentações dos sub-grupos, ressaltará as idéias mais importantes para discutir a vulnerabilidade, procurando fazer o grupo refletir sobre as condutas que fragilizam os adolescentes, sobre os recursos individuais, institucionais e sociais da localidade que podem contar para se protegerem. Levá-los-á ainda a refletirem sobre a possibilidade de efetuarem mudanças em si próprios para que se tornem menos vulneráveis, e a proporem, também, mudanças ou novas formas de se dar atenção aos adolescentes de sua localidade com o mesmo propósito, prevenindo-se os agravos e promovendo a saúde integral.
Cadeia de Transmissão
Objetivo: Reconhecer comportamentos vulneráveis, identificar a cadeia de transmissão e refletir sobre a vivência sexual responsável.
Duração: 40 minutos.
Material: Aparelho de som e fichas de papel com desenhos
Desenvolvimento:
  1. Distribuir uma ficha para cada participante.
  2. Enquanto estiver tocando a música, todos devem caminhar pela sala. Quando a música parar, devem se aproximar de um colega e copiar todos os desenhos da ficha do seu colega.
  3. Colocar novamente a música e quando ela parar, todos devem se aproximar de outro colega e copiar todos os desenhos da ficha do colega.
  4. Repetir esta operação por 4 ou 5 vezes e depois apresentar ao grupo a legenda.
  5. Ao lado da legenda, colocar o nº de pessoas:
    • Que têm na sua ficha pelo menos um triângulo.
    • Que iniciaram com a ficha que tinha um círculo e depois copiaram pelo menos um triângulo.
    • Que iniciaram com a ficha que tinha a estrela azul e depois copiaram pelo menos um triângulo.
  6. Promover uma reflexão sobre: auto-cuidado, vivência sexual prazerosa e responsável, comportamento de risco e cadeia de transmissão.
Legenda
Portador HIV (Uma única ficha - triângulo verde).
Fez uso de Preservativo (Metade do número de participantes - círculo vermelho).
« Não fez uso de preservativo (Metade do número de participantes - estrela azul).

Observação:
Facilitar a participação do grupo, nas conclusões da vivência:
  • Quem fez uso do preservativo, entrou em contato com a situação de risco, mas estava protegido. Quem não usou, correu risco.
  • Algumas pessoas não usaram preservativo e não tiveram contato com o portador do HIV, mas estão em uma situação de risco em relação à aids e tiveram sorte.
  • Todas as vezes que a música parou, é como se tivéssemos trocado de parceiro(a) sexual.
  • Quando copiamos os desenhos do colega, são os relacionamentos anteriores que acompanham os novos relacionamentos.
  • O único portador do HIV, colocou "x" pessoas em risco.
Contatos Pessoais
Objetivo: Facilitar a compreensão da transmissão sexual do HIV e das DST.
Duração: 50 minutos.
Material: Sala ampla, folha de papel, caneta e música alegre e movimentada.
Desenvolvimento:
  1. O Facilitador entrega a cada participante uma folha de papel (conforme modelo), com apenas uma figura já desenhada. Para cada grupo de 10 participantes, desenhar em cada folha apenas uma figura geométrica, sendo:
    • 1 triângulo;
    • 2 quadrados (um por folha);
    • 7 círculos (um por folha).
  2. 2. os participantes devem dançar pela sala e conversar com os colegas, com a finalidade de integração.
  3. 3. Em determinado momento, o facilitador solicita aos participantes que parem e copiem o desenho do colega que estiver mais próximo.
  4. 4. Repete esse processo por 4 (quatro) vezes.
  5. 5. Após o término da atividade, o facilitador pergunta se os participantes têm idéia do quê significam as figuras.
  6. 6. Discute com o grupo o significado das figuras e o que aconteceu com cada Participante.
    • círculo = pessoa sadia;
    • quadrados = portador de DST;
    • triângulo = portador de HIV.
Sugestões para reflexão:
  • Quantos participantes começaram o jogo com círculos?
  • Quantos participantes começaram o jogo com quadrados?
  • Quantos participantes começaram o jogo com triângulos?
  • Quantos participantes chegaram ao final do jogo sem triângulo na folha?
  • O quê significa mais de um triângulo na folha?
  • O quê significa mais de um quadrado na folha?
  • Ë possível prever quem é portador de DST/Aids, levando em conta apenas a aparência física?
  • Você se preocupa com a idéia de contrair DST/Aids?
Resultado Esperado: Reconhecer as possibilidades de contaminação sexual de DSTs e Aids, a cadeia de transmissão e sexo seguro.
Modelo da Dinâmica: Contatos Pessoais
Quadro 1
Desenho original
____________________________________________________________________________
Quadro 2
Copie o desenho do seu colega mais próximo
____________________________________________________________________________
Quadro 3
Copie o desenho do seu colega mais próximo
___________________________________________________________________________
Quadro 4
Copie o desenho do seu colega mais próximo
____________________________________________________________________________
Quadro 5
Copie o desenho do seu colega mais próximo
____________________________________________________________________________
Quadro 6
Copie os desenhos dos quadros 1, 2, 3, 4 e 5.
____________________________________________________________________________
Negociando o Uso de Preservativo (Batata Quente)
Objetivo: Vivenciar situações de negociações do uso do preservativo.
Duração: 30 minutos.
Material: Baralho da negociação do uso do Preservativo.
Desenvolvimento:
Os treinandos devem estar em círculo.
  1. O educador escolhe um objeto que será a "batata quente" e deve colocar música, enquanto o objeto passa de mão em mão. Quando a música parar, o treinando que está com o objeto vai escolher um cartão e responder à pergunta.
  2. Oferecer oportunidade para que outros treinandos expressem outras alternativas de negociação do uso da camisinha, enriquecendo a discussão.
  3. Repetir várias vezes o mesmo procedimento.
Baralho de Negociação do Uso do Preservativo
  1. Se alguém falar:
    • Camisinha não é natural, me bloqueia.
    • Você responde:
  2. Se alguém falar:
    • Ah! Você tem uma camisinha! Você tinha planos de me seduzir.
    • Você responde:
  3. Se alguém falar:
    • Não tenho camisinha comigo.
    • Você responde:
  4. Se alguém falar:
    • Eu não sou homossexual e não uso drogas injetáveis, por isso não preciso me preocupar.
    • Você responde:
  5. Se alguém falar:
    • Não precisamos de camisinha. Sou virgem.
    • Você reponde:
  6. Se alguém falar:
    • Camisinha! Você está me ofendendo! Pensa que sou carregador de doenças?
    • Você responde:
  7. Se alguém falar:
    • Se eu parar para colocar a camisinha perco o tesão.
    • Você responde:
  8. Se alguém falar:
    • Morro mas não uso camisinha.
    • Você responde:
  9. Se alguém falar:
    • Não transo com você se for com camisinha.
    • Você responde:
  10. Se alguém falar:
    • Até você colocar a camisinha, eu já perdi a vontade.
    • Você responde:
  11. Se alguém falar:
    • Tomo pílula. Você não precisa usar camisinha.
    • Você responde:
  12. Se alguém falar:
    • Só uma vez! Não faz mal! Já nos conhecemos há tanto tempo.
    • Você responde:
  13. Se alguém falar:
    • Só de olhar alguém é o bastante para eu saber se tem aids. Assim, por que me preocupar?
    • Você responde:
  14. Se alguém falar:
    • Usar camisinha para fazer amor é como chupar bala com papel.
    • Você responde:

Vestindo-se para a Festa
Objetivo: Possibilitar aos adolescentes o uso correto do preservativo masculino.
Duração: 30 minutos.
Material: Sala ampla, cadeiras dispostas em duas fileiras bem próximas, com espaços laterais entre as cadeiras, preservativos, próteses de pênis de borracha ou objetos simbolizando pênis (cenoura, pepino), lubrificantes à base de água e à base de óleo e doces diversos.
Desenvolvimento:
  1. Pedir às duplas de adolescentes para sentarem frente a frente
  2. Orientá-los a que negociem a distribuição da atividade: um participante pegará o "pênis" e o outro a camisinha masculina.
  3. Solicitá-los a pegar o mais rápido possível cada material e voltar aos seus lugares.
  4. Alertá-los para que coloquem acertadamente o preservativo no "pênis".
  5. Pedir ao participante que está com o "pênis" vestido com a camisinha que se dirija até o facilitador, por ordem de chegada.
  6. O facilitador solicitará o parecer do grupo ao analisar a colocação correta ou não da camisinha em cada "pênis".
  7. A seguir, o facilitador polemizará sobre a pressa, lembrando o ditado "A pressa é inimiga da perfeição". Além disso, discutirá se a pressa entre parceiros pode ser modificada.
  8. O facilitador irá propor que cada dupla, sem pressa, coloque uma nova camisinha no "pênis", visando o momento de encontro, de envolvimento e de descoberta da possibilidade de prazer.
  9. Nesse momento, o facilitador irá propor o debate sobre as diferenças entre as duas situações de uso da camisinha.
  10. A seguir, cada dupla encherá a sua camisinha, esfregará na mesma um lubrificante à base de água e, em seguida, um lubrificante à base de óleo, para testar a sua resistência (no segundo caso, ocorre o rompimento da camisinha).
  11. O facilitador também apresentará uma camisinha cheia de água, demonstrando a sua impermeabilidade.
  12. Ao final da atividade, o facilitador demonstrará o uso correto do preservativo, no caso de alguma dupla ter encontrado dificuldade para colocá-lo corretamente.
  13. O facilitador poderá distribuir brindes no encerramento da "festa do sexo seguro".
Pontos para discussão:
  1. Como o fator pressa influi na colocação da camisinha? E por que pressa?
  2. Cuidados que devem ser tomados para a guarda e a utilização da camisinha.
  3. O que fazer quando o parceiro rejeita o uso da camisinha?
  4. Comparar o cuidado que tomamos quando nos vestimos para uma festa com os cuidados que devemos tomar para nos "vestirmos" para as relações sexuais.
Observações:
  • Verificar se o preservativo tem o selo de garantia do INMETRO.
  • Verificar o estado da embalagem.
  • Verificar a data de validade.
  • Verificar forma de abrir a embalagem (não usar os dentes ou objeto cortante).
  • Verificar a forma correta de colocar a camisinha.
  • Lembrar que só se deve usar lubrificantes solúveis em água.
Resultado esperado:
  • Superação de dúvidas quanto ao uso de preservativos.
  • Percepção de que estes podem fazer parte dos momentos de prazer na relação sexual.
Negociação do Uso da Camisinha
Objetivo: Refletir sobre a necessidade do sexo seguro e quando falar sobre isso com o parceiro.
Duração: 50 minutos.
Material: Folha com a listagem das atividades para todos.
Desenvolvimento:
  1. Solicitar que os participantes coloquem as atividades abaixo na ordem em que acharem mais correta e também decidam onde a negociação do sexo seguro deve ser mencionada:
    • Negociar o sexo seguro.
    • Dançar.
    • Acariciar.
    • Tirar a roupa.
    • Penetração.
    • Orgasmo.
    • Ir até minha casa ou a outro local apropriado.
    • Beijar.
    • Convidar para tomar um suco ou sorvete.
    • Apresentar-se.
    • Ver alguém bonito.
    • Ficar excitado.
  2. Quando terminarem, solicite que algum voluntário leia a ordem em que pôs a lista e quando achou que deveria ser negociado o sexo seguro. Se alguém organizou as atividades em outra ordem, peça que leia também, pois dá margem a uma boa discussão.
  3. Feche a discussão, pedindo que eles dêem sugestões de que argumentos podem ser usados para convencer o parceiro a usar camisinha.
Oficina do Sexo Seguro
Objetivo: Conhecer práticas de sexo seguro.
Duração: 30 minutos.
Material: Tarjetas de papel com diversas práticas.
Desenvolvimento:
  1. Colocar nas costas de cada participante uma tira com a prática sexual, sem que ele veja o que está escrito.
  2. os participantes ficam circulando pelo espaço de trabalho, procurando adivinhar o que está escrito na sua tira. Podem perguntar para quem quiserem. os outros participantes devem responder apenas SIM ou NÃO para a pergunta.
  3. Quando o participante descobrir o que está escrito nas suas costas (sua tira) retira a tira e se senta, aguardando a próxima etapa.
  4. Após todos os participantes terem descoberto suas tiras, o educador faz uma divisão no quadro, flip-chart ou outro local possível, com a seguinte classificação: ALTO RISCO - BAIXO RISCO - MÉDIO RISCO - NENHUM RISCO.
  5. Pedir aos participantes para irem colocando/colando abaixo de cada divisão/classificação a tira de sua posse, de acordo com o risco que acham que corresponde com sua tira.
  6. Quando todos colocarem, discutir se todos concordam com a classificação. Fazer as alterações que surgirem e clarificar as idéias.
    • sexo oral com camisinha e mel
    • sexo anal com camisinha e lubrificante a base de água
    • massagem nos glúteos
    • beijo na orelha
    • cheiro no cangote
    • sexo vaginal sem camisinha
    • sexo vaginal com camisinha
    • beijo na boca
    • abraçar e beijar
    • beijo de língua
    • masturbar o parceiro
    • beijar os mamilos
    • sexo anal sem camisinha
    • sexo oral sem camisinha
    • beijo no rosto
    • abraçar o parceiro
    • tomar banho com o parceiro
    • lamber o dedão do pé
Vestindo a Camisinha Masculina
Objetivo: Sistematizar as etapas do uso correto da camisinha.
Duração: 50 minutos. 
Material: Papel Kraft com o desenho de uma escada numerada e cartões com desenhos ou a descrição das etapas (sem a ordem seqüencial). 
Desenvolvimento:
  1. Dividir a turma em grupos.
  2. O facilitador distribui um desenho da escada e um jogo de cartões para cada grupo.
  3. O facilitador explica que cada grupo terá que colocar os cartões na escada na ordem correta.
  4. O grupo que terminar primeiro avisa ao educador. Se os cartões estiverem na ordem correta, o grupo ajudará o facilitador a verificar se os outros grupos acertaram; se não, o jogo continua até um grupo acertar.
  5. O grupo que primeiro terminar corretamente poderá ser premiado com camisinhas.
  6. Abrir com cuidado a embalagem da camisinha sem utilizar os dentes ou as unhas compridas (as embalagens vêm com um "picote" para facilitar a abertura).
  7. Orgasmo masculino (ejaculação).
  8. Apertar a ponta do preservativo para não deixar entrar ar.
  9. Retirar o preservativo do pênis.
  10. Verificar a data de validade e se tem o símbolo do padrão de qualidade.
  11. Penetração.
  12. Verificar se a embalagem não está violada (deve estar estufadinha).
  13. Colocar, desenrolando o preservativo no pênis.
  14. Excitação e ereção.
  15. Retirar o pênis ainda duro, segurando o preservativo.
  16. Jogar fora o preservativo usado, no lixo.
  17. Verificar se o preservativo está na posição certa para desenrolar.
  18. Se for começar tudo de novo, utilizar uma nova camisinha. 
COMO USAR O PRESERVATIVO FEMININO
A camisinha feminina possui dois anéis, um em cada extremidade. Para inserir, basta pressionar o anel externo e conduzí-lo até a vagina, introduzindo-o no colo do útero. O anel externo fica exposto, fora do corpo da mulher, protegendo os grandes lábios e impedindo a troca de fluidos masculinos e femininos. O preservativo pode ser colocado até 8 horas antes da relação sexual. É resistente, macio e deve ser substituído a cada nova relação.
Testando Lubrificantes
Objetivo: Mostrar que só lubrificantes à base de água não rompem a camisinha.
Duração: 10 minutos. 
Material: Camisinhas e lubrificante íntimo KY da Johnson ou Preserv Gel e vaselina.
Desenvolvimento:
  1. O facilitador solicita que os participantes encham duas camisinhas como bexiga; em seguida, pede quatro voluntários.
  2. Coloca que dois voluntários segurarão cada camisinha e que os outros dois irão passar lubrificantes diferentes em cada camisinha.
  3. Explica que um irá passar vaselina e o outro o lubrificante à base de água.
  4. O facilitador pergunta aos outros participantes o que acham que irá acontecer.
  5. Solicita então que os dois voluntários comecem ao mesmo tempo a esfregar, rapidamente e sempre no mesmo lugar, os diferentes lubrificantes que receberam, simulando o atrito de uma relação sexual.
  6. Depois de um tempo, o preservativo com a vaselina deverá estourar. Então, o facilitador conclui com os alunos a importância de só utilizar lubrificantes à base de água, pois esses não são prejudiciais ao preservativo.
Fábrica de Camisinhas
Objetivo: Comprometer os adolescentes com a prevenção das DST/Aids, através da proposta de criação de uma campanha, envolvendo outras pessoas (alunos, educadores/as, familiares, comunidade, etc.).
Duração: 50 minutos. 
Material: Papel, canetas grossas, cartolinas e sucatas. 
Desenvolvimento:
  1. O facilitador comenta que, já há algum tempo, fala-se sobre o tema aids, e que todo mundo sabe um monte de coisas: como se contrai, como não se contrai, como se prevenir, os mitos e os preconceitos que cercam a aids, as dificuldades de se negociar o uso da camisinha com os parceiros, a necessidade de se falar sobre isso antes da transa, etc. Agora, é chegado o momento de passarmos todas essas informações para outras pessoas (alunos, educadores, familiares, comunidade, etc.).
  2. Para tanto, o facilitador sugere que formem grupos mistos e que cada grupo faça uma proposta de campanha pensando em cartazes, peça de teatro, jornal, mural, filipetas e outras formas de expressão. Um critério para essa criação é que a campanha seja possível de ser realizada e que conte, de fato, com o envolvimento das pessoas.
  3. As propostas serão apresentadas uma a uma para todo o grupo e, ao final, haverá uma votação para a escolha da melhor. A proposta vencedora será desenvolvida e realizada por todos.
Dinâmicas dos Quadrados
Objetivo: Integração dos treinandos, conhecimento das características da infecção pelo HIV e reflexão sobre a exclusão social e os Direitos Humanos.
Duração: 100 minutos.
Material: Vários quadrados do mesmo tamanho, em números iguais nas cores: vermelho, branco, amarelo e azul. Um quadrado do mesmo tamanho, nas cores rosa, verde e laranja. A quantidade total dos quadrados deverá ser igual ao número de treinandos; textos sobre os temas; papel pardo, cola, tesoura, pincel atômico colorido, revistas para recorte (para cada grupo); aparelho de Som e CD. 
Desenvolvimento:
  1. Misturar os quadrados e distribuir um para cada participante (distribuir junto os quadrados rosa, verde e laranja).
  2. Colocar música e pedir que os treinandos andem na sala e:
    • Perguntar qual o sentimento que emana da cor vermelha.
    • Solicitar a quem estiver com o quadrado vermelho, que levante o cartão. Repetir o procedimento com as cores branco, amarelo e azul, sem se referir às cores rosa, verde e cor de laranja.
  3. Pedir que formem grupos de acordo com as cores: vermelho, branco, amarelo e azul e distribuir um tema para cada grupo.
  4. Questionar com os 3 treinandos que receberam os quadrados rosa, verde e cor de laranja, como eles estão se sentindo, como se formaram os grupos, o que aproximou/excluiu. Explorar a formação e valorização dos grupos e os processos sociais de discriminação e isolamento.
  5. Enquanto cada grupo estiver desenvolvendo o seu trabalho, pedir aos treinandos que receberam os quadrados rosa, verde e laranja que façam a "ponte" entre os grupos e no final, apresentem o trabalho aos demais, de forma integrada e articulada. 
Observação: Alternativa para formação de novos grupos
  • Questionar com o grupo como eles gostariam de integrar os colegas.
  • Ouvir as opiniões e sugerir uma nova combinação de cores.
  • Procurar trabalhar a partir do consenso do grupo, no sentido da integração. Se eles aceitarem uma nova combinação de cores, colocar música e pedir que se movimentem e formem aleatoriamente grupos de duas pessoas ........ desfazer o grupo....... três pessoas..... desfazer o grupo......(até formar o número de grupos desejado).
  • Perguntar se estão satisfeitos com a nova divisão e dividir as tarefas _ os textos. 
Textos
  • Epidemologia da Infecção pelo HIV.
  • Características da infecção pelo HIV.
  • Medidas Preventivas.
  • Discriminação e exclusão social dos portadores do HIV.
  • Pedir que cada grupo debata sobre o tema e construa um painel. 
Sugestões para reflexão:
  • Refletir com o grupo em como ocorreu a exclusão e inclusão dos 3 colegas e a integração e articulação entre os grupos. 
  • Relacionar o movimento de exclusão e inclusão da dinâmica com a evolução histórico - social, vivenciada pelos portadores do HIV e doentes de AIDS, e a sua importância na defesa da cidadania e dos Direitos Humanos.
Dramatização
Objetivos: Refletir sobre os preconceitos sociais acerca das DST/Aids; compreender o significado biopsicosocial das DST/Aids; valorizar a vivência sexual responsável como expressão de maturidade pessoal e relacional; identificar o conhecimento sobre as DST/Aids.
Duração: 1 hora. 
Desenvolvimento:
1. Distribuir a cada um dos grupos uma situação a ser dramatizada. Estas situações devem ser adaptadas e contextualizadas de acordo com o grupo a ser trabalhado. 
Situações Sugeridas para Dramatização
André e Marina estão namorando há quatro meses. André apresentou uma secreção uretral purulenta e ardência ao urinar três dias após a primeira relação sexual com Marina. André foi ao Centro de Saúde e ao saber o diagnóstico ficou revoltado.
José descobriu uma lesão única e indolor no seu pênis. Conversou com seu colega e foi junto com ele à farmácia comprar uma pomada. Depois de alguns dias a lesão desapareceu.
Maria tem 20 anos e está de casamento marcado com Marcos para Dezembro. Descobriu há 15 dias que Felipe, seu ex-namorado, era usuário de drogas e foi internado com aids. Represente o namorado, a família e os amigos de Maria.
Luís tem 17 anos e ficou preocupado após ouvir uma palestra sobre aids na escola, porque este ano "ficou" com mais de dez meninas sem usar preservativo. Represente os amigos de Luís, a família e as "namoradas".
Paulo tem 18 anos e há 2 meses tem apresentado diarréia, perda de peso acentuada sem causa aparente, e agora apareceu com pneumonia por Pneumcystis Carini. Represente a família e os amigos de Paulo.
Concordo x Discordo
Objetivo: Identificar os mitos, tabus, crendices e o conhecimento prévio sobre o tema.
Duração: 50 minutos.
Material: Quadro-negro com giz ou duas tarjetas de papel escritas "CONCORDO" e "DISCORDO", coladas com fita adesiva na parede.
Desenvolvimento:
  1. Dividir o quadro ao meio, de um lado escrever CONCORDO, do outro lado DISCORDO.
  2. Os treinandos devem se posicionar na frente do quadro.
  3. O educador vai ler cada frase pausadamente e os treinandos deverão se posicionar de acordo com a sua opinião, no lado do CONCORDO ou DISCORDO.
  4. No final, o facilitador faz um círculo com o grupo, lê novamente as frases e os treinandos vão justificar suas respostas, e só depois o facilitador acrescenta as informações que forem necessárias. 
Concordo X Discordo
  1. Pode-se pegar gonorréia em banheiros públicos, usando toalhas e de outras pessoas.
  2. Comer carne de porco e bebidas alcóolicas provocam recidivas de gonorréia.
  3. Só deve-se usar preservativo com prostitutas, pois elas são promíscuas.
  4. Um funcionário portador do vírus da aids deve permanecer trabalhando.
  5. Urinar após o ato sexual previne DST.
  6. A aids é uma doença de homossexuais.
  7. O uso de camisinha reduz o risco de pegar DST.
  8. Existe mais risco de pegar aids na relação sexual anal do que na vaginal e oral.
  9. Pode se infectar pelo vírus da aids através do beijo na boca e picada de mosquito.
  10. A aposentadoria deve ser oferecida a toda pessoa portadora do vírus da aids.
  11. O uso de anticoncepcionais evita DST.
  12. Durante a gravidez, é pesquisado sífilis em todas as gestantes.
  13. Pode-se pegar aids socorrendo vítimas de um acidente.
  14. Não se pega aids indo ao dentista ou freqüentando manicures.
  15. Um teste de aids (Elisa) negativo, significa que a pessoa não está infectada com o vírus.
  16. Todo usuário de droga acabará infectando pelo vírus da aids.
  17. O teste para o HIV deve ser obrigatório nos exames de admissão de emprego e nos exames periódicos das empresas.
  18. É perigoso visitar um amigo com aids.
  19. Uma criança infectada pelo vírus da aids pode freqüentar a escola.
  20. Não existe risco de pegar o vírus da aids brincando com seringas usadas.
  21. É impossível uma criança pequena ser infectada pelo vírus da aids.
  22. Já existe vacina que pode trazer a cura da aids.
  23. Uma pessoa pode estar com vírus da aids e não manifestar doenças, estar sadia.
  24. Existe perigo em se utilizar o mesmo banheiro que uma pessoa com aids.
  25. O vírus da aids enfraquece o sistema de defesa, fazendo com que as pessoas adoeçam com facilidade.
  26. Existe perigo em se receber sangue testado para transfusão nos hospitais.
  27. A única forma de se saber que uma pessoa está infectada pelo vírus é através do exame de sangue.
  28. Existe risco de se infectar pelo vírus da aids através da relação sexual entre pessoas do mesmo sexo e do sexo oposto.
  29. Nunca devemos ter relação sexual sem o uso de preservativo (camisinha).
  30. Só devemos compartilhar seringa e droga quando o grupo é conhecido.
  31. Podemos beijar, abraçar os nossos amigos, pegar nos mesmos objetos, sem risco de pegar aids.
  32. A sigla AIDS significa Síndrome da Imuno Deficiência Adquirida.
  33. Devemos procurar o farmacêutico sempre que tivermos uma doença venérea. 
Observação: As questões do Concordo x Discordo deverão ser apresentadas e adaptadas de acordo com os mitos, tabus e preconceitos sobre o tema, presentes na comunidade trabalhada.
Associação Brasileira de Enfermagem - ABEn Nacional
SGAN 603, Conjunto "B". CEP: 70830-030, Brasília-DF
E-mail: aben@abennacional.org.br
Fone: (61)

Nenhum comentário:

Postar um comentário