quinta-feira, 8 de setembro de 2011

2° Ano - E.M
História

Conhecimentos Habilidades / Objetivos
1.1 Conceitos fundamentais para os estudos históricos. 1.1 Conceituar: história, estrutura, infra-estrutura,
superestrutura, modo de produção, estado, cultura,
ideologia, revolução, etc.
Identificara História como ciência social.
2.1 Origens: dispersão e desenvolvimento da humanidade.
.
2.1 Compreender a evolução geral das sociedades primitivas.
Avaliar a importância das comunidades indígenas brasileiras e seu processo de destruição. Avaliar a importância das contribuições das sociedades primitivas americanas - Incas, Maias e Astecas.
3.1 Sociedades complexas: Mesopotâmia, Egito, Fenícia
e Palestina.
.
3.1 Caracterizar as sociedades do Oriente Antigo. Conhecer e caracterizar as civilizações do Oriente Antigo: Mesopotâmia, Egito, Fenícia, Pérsia, Palestina, India e China.
4.1 Características econômicas, sociais, políticas e
culturais.
4.1 Reconhecer os aspectos formativos da Grécia e Roma.
Identifiçar o sistema produtivo do mundo clássico e
suas implicações na organização social e polftica.
Reconhecer a contribuição cultural do mundo clássico
para a civilização ocidental (arte, política e direito).
5.1 Mundo Bizantino.
5.2. Islamismo: origens e expansão.

S.3 Europa Medieval: instituições e processos da alta e baixa Idade Média.
5.3.1 O legado cultural da Idade Média.
5.1 Reconhecer os fatores que influenciaram na formação do Mundo Medieval, destacando as civilizações bizantina e muçulmana.
5.2 Compreender as instituições da Europa Medieval em seus múltiplos aspectos.
Reconhecer os fatores que possibilitam a compreensão do Feudalismo, das Cruzadas e do Renascimento Comercial e Urbano, etc.
5.3.1 Reconhecer a contribuição cultural do Mundo Medieval civilizaçõesosteriores;
6.1 As mudanças tecnológicas e o desenvolvimento do 6.1 Mencionar as mudanças ocorridas a partir do século
comércio. XV e o desenvolvimento da atividade comercial.
Explicar que o desenvolvimento do comércio foi
- fortalecido a partir de investimentos, visando a
desenvolver tecnologias mais modernas e eficientes.
6.2 O Estado Moderno Absolutista. 6.2 Associar a aliança entre a burguesia mercantil e o
poder real como base do fortalecimento do Estado
Moderno, base do fortalecimentos absolutista em
detrimento do sistema senhorial.
6.3 O Renascimento e o seu significado. 6.3 Identificar o Renascimento como um processo amplo
de transformações culturais, responsável, em parte,
pelas transformações socioeconômicas verificadas no
período.
6.4 As reformas religiosas. 6.4 Concluir que as reformas religiosas e seus mecanismos
de cunho religioso desencadearam uma série de
transformações no campo social, político, econômico
e cultural.
6.5 As características gerais do processo de colonização 6.5 Identificar as relações entre Mercantilismo e Sistema
na América hispânica e lusa: Mercantilismo e Sistema Colonial com o processo de colonização da América
Colonial, portuguesa e espanhola e estabelecer as
conseqüências.
6.6 A economia e a sociedade escravista. 6.6 Concluir que a sociedade escravista foi o sustentáculo
da economia colonial e imperial.
6.6.1 O legado cultural dos afro-descendentes no Brasil. 6.6.1 Compreender evalorizar o legado cultural dos afro
descendentes.
7.1 O Iluminismo. 7.1 Associar a filosofia iluminista aos processos
7.1.1 As idéias liberais e sua influência nos movimentos revolucionários e seus resultados para a sociedade.
revolucionários do período.
7.2 A Era das Revoluções. 7.2 Caracterizar e compreender a era das revoluções.
7.2.1 Revolução Gloriosa e o triunfo do Parlamentarismo.
7.2.2 A Revolução Norte-Americana. 7,2.2 Caracterizar e explicar a Revolução Norte-Americana
que desencadeou o processo de independência dos
Estados Unidos e seus reflexos para as
independências latino-americanas.
7.2.3 A Revolução Industrial e as modificações na estrutura 7.2.3 Expressar as condições em que se deu o
produtiva, desenvolvimento industrial, caracterizando o avanço
tecnológico. Concluir que a excessiva exploração da
mão-de-obra abundante inspirou o surgïmento de
doutrinas sociais. Concluir que, nas relações capital x
trabalho, os trabalhadores estavam em desvantagem.
7.2.3.1 As repercussões sociais da Revolução Industrial, a 7.2.3.1 Identificaras condições que possibilitam o pioneirismo
situação do operariado e as novas doutrinas sociais, inglês na Revolução Industrial, destacando a
-. importância da Revolução Comercial e as modificações
na estrutura produtiva.
7.2.4 A Revolução Francesa. 7.2.4 Concluir que a Revolução Francesa foi decisiva para
a transição do Feudalismo para o Capitalismo. Concluir
que a vitória do povo na Revolução Francesa,
culminando na promulgação dos direitos do homem e
do cidadão, foi uma vitória da burguesia.
8.1 A crise do sistema colonial e a construção do sistema 8.1 Identificar a crise do sistema colonial e a construção
capitalista mundial. do sistema capitalista mundial.
8.2 Os processos da independência da América espanhola: 8.2 Explicar a ação dos “Criollos”, o “Caudilhismo” e o
ação dos Criollos, dos libertadores e caudilhos. Bolivarismo com os processos de independência da
Bolivarismo e herança cultural. O pensamento. América espanhola.
8.3 0 processo de independência do Brasil. 8.3 Reconhecer o processo de independência do Brasil
nos seus aspectos econômicos, sociais e políticos e
inferir pontos de vista.
8.4 O primeiro reinado e as regências. 8.4 Estabelecer conclusões sobre os fatores
que implicaram o processo de emancipação política
brasileira,
8.5 As carecterísticas do liberalismo brasileiro. 85 Explicar as características do Liberalismo Brasileiro,
suas contradições e a influência com a formação do
Estado Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário