quinta-feira, 8 de setembro de 2011

1° Ano - E.M
Língua Portuguesa 

Conhecimentos
Habilidades / Objetivos
1.1 Estrutura do texto.
1.1.1 Partes.
1.1.2 Relações entre as partes.
1.2 Plano do conteúdo.
1.2.1 Tema e sua delimitação.
1.2.2 Campos semânticos.
1.2.3 Idéia principal.
1.2.4 Idéias secundárias.
1.2.5 Idéias explícitas x implícitas.
1.3 Interação autor x texto x leitor.
1.3.1 Objetivo do texto.
1.3.2 Destinatário.
1.3.3 Circunstâncias.
1.4 Plano lingüístico.
1.4.1 Significação de palavras e expressões no contexto.
1.4.2 Recursos expressivos.
1.4.3 Relações de sentido entre elementos do texto (coesão referencial e seqüencial).
1.5 Gêneros textuais.
1.5.1 Leitura de gêneros de caráter informativo, persuasivo, lúdico (notícia, reportagem, crônica, conto, fato histórico, relato, fábula, história em quadrinhos, charge, etc.).
Dividir o texto em partes.
Explicitar relações entre as partes. Descrever a configuração do texto.
1.2.1 Determinar o tema genérico e específico do texto.
1.2.2 Identificar o(s) campo(s) semântico(s) constitutivo(s) do texto.
1.2.3 Expressar a idéia principal.
1.2.4 Expressar as idéias secundárias e estabelecer sua relação com a principal.
1.2.5 Parafrasear idéias explícitas. Explicitar idéias implícitas.
1.3.1 Distinguir idéias próprias de idéias do texto. Inferir
objetivo do texto.
1.3.2 Inferir o tipo de destinatário.
1.3.3 Expressar a localização no tempo e no espaço.
1.4.1 Expressar o sentido de palavras e expressões no contexto.
1.4.2 Identificar recursos lingüísticos expressivos utilizados no texto.
1.4.3 Descrever a rede de relações semânticas que se estabelece entre os elementos dos períodos e parágrafos do texto.
1.5.1 Identificar os diferentes gêneros textuais.
1.1.1
1.1.2

1.6 Produção de texto.
1.6.1 Textos de base narrativa e caráter informativo (gêneros: relato, fato histórico, etc.).
1.6.2 Textos de base narrativa e caráter persuasivo (gêneros: fábula, história de cunho educativo, crônica, etc.).
1.6.3 Textos de base narrativa e caráter lúdico.
1.6.4 Transformação de ponto de vista.
1.6.5 Translação de uma linguagem para outra (não-verbal para verbal, poesia para prosa, etc.).
1.6.6 Tipos de discurso.
1.7 Níveis de linguagem.
1.7.1 Variedades regionais e sociais.
1.8
Fonética e fonologia.
1.8.1
Fonema e letra.
1.8.2
Encontros vocálicos.
1.8.3
Encontros consonantais.
1.8.4
Tonicidade.
1.8.5
Sílaba.
1.9
Aspectos gráficos.
1.9.1
Acentuação.
1.9.2
Ortografia.
1.10 Morfologia.
1.10.1 Estrutura das palavras.
1.10.2 Formação das palavras.
1.10.3 Emprego do hífen.
1.10.4 Classes de palavras e flexões (artigo, adjetivo, numeral, substantivo e pronome).
1.11 Semântica.
1.11.1 Significação das palavras (sinônimos, homônimos e parônimos).
Elaborar textos narrativos de caráter informativo, transmitindo organizadamente fatos e experiências. Utilizar o processo descritivo (pessoas, objetos, cénas, paisagens) como recurso auxiliar no exercício da narrativa.
1.6.2 e 1.6.3 Elaborar textos narrativos de caráter persuasivo e lúdico, expressando criativa e criticamente fatos e idéias.
Reelaborar o texto, mudando o ponto de vista. Traduzir o não-verbal em verbal. Reelaborar o texto, transformando o poema em prosa e vice-versa. Transformar o discurso direto em indireto e vice-versa.
1.7.1 Passar de um nível de linguagem para outro.
1.8.1 Distinguir fonema e letra.
1.8.2 Classificar encontros vocálicos.
1.8.3 Distinguir encontros consonantais e dígrafos.
1.8.4 Classificar palavras quanto à tonicidade. Relacionar a tonicidade às regras de acentuação.
1.8.5 Separar corretamente as sílabas.
1.9.1 Justificara acentuação gráfica de quaisquer palavras.
1.9.2 Escrever corretamente palavras do léxico português.
1.10.1 Depreender o sentido de palavras com basê nos elementos que as constituem. Classificar os elementos mórficos que constituem a estrutura da palavra.
1.10.2 Reconhecer o processo envolvido na formação de palavras.
1.10.3 Aplicar o hífen observando os crit&ios de formação das palavras.
1.10.4 Distribuir palavras quanto às seguintes classes e flexões: artigo, adjetivo, numeral, substantivo e pronome.
1.11.1 Depreender o sentido das palavras com base no contexto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário