quinta-feira, 8 de setembro de 2011

2 ° Ano- E.M
Língua Estrangeira


Conhecimentos
Habihdades / Objetivos
1.1 Leitura visual.
1.1.1 Diagramação: divisão do texto em blocos/seções, uso de fotos, figuras, gráficos, tabelas, títulos, subtítulos, legendas, etc.
1.1.2 Palavras destacadas (italicizadas, sublinhadas, negritadas), substantivos próprios, números, etc.
1.2 Texto e contexto.
1.2.1 Gênero: biografia, carta do leitor, coluna de aconselhamento, sinopse de filme, anúncio publicitário, notícia, página pessoal, horóscopo, fôlder turístico, manual de instrução, ficha de inscrição, anúncio pessoal, etc.
1.2.2 Função social e comunicativa do texto.
1.2.3 Autoria, público-alvo, mídia, fonte e data de publicação do texto.
1.2.4 Relações entre os participantes do texto: simetria/ assimetria, posicionamento, por meio de recursos, como formas de tratamento, polarização, modalização, modulação, apreciação, valoração, etc.
1.2.5 Organização textual: seqüência cronológica, geral- particular (categoria-exemplo, previsão-detalhe), problema-solução, etc.
1.3 Léxico e gramática.
1.3.1 Registro: grau de forma lidade/informalidade, linguagem técnica/linguagem leiga, etc.
1.3.2 Campo semântico: rede de relações semânticas estabelecidas no texto.
1.3.3 Processo de formação de palavras: sufixação, prefixação, composição, etc.
1.3.4 Coesão referencial (por pronomes) e coesão lexical (por repetição, sinoiímia, antonímia, hiperonímia, etc.).
1.3.5 Verbos: modo, tempo, aspecto, voz.
1.3.6 Circunstâncias de tempo, modo, espaço, etc.
1.3.7 Relações lógicas (oposição, adição, causa/efeito, condição/resultado, etc.).
1.3.8 Estrutura dos sintagmas nominais, verbais e adverbiais.
1.4 Aspectos ideológicos e socioculturais: estereótipos relativos à nacionalidade, profissão, gênerb social, orientação sexual, raça, classe econômica, etc.
1.1.1 Prever o conteúdo e/ou objetivo do texto por meio da observação de sua organização visual, fotos, figuras, gráficos, tabelas, títulos, subtítulos, legendas, etc.
1.1.2 Reconhecer a função de palavras em destaque, substantivos próprios, números, etc., para a construção do sentido do texto.
1.2.1 Identificar e classificar o texto como exemplar de um dado gênero.
1.2.2 Determinar o objetivo comunicativo do texto.
1.2.3 Identificar autor, mídia, fonte e data de publicação do texto e inferir público-alvo.
1.2.4 Reconhecer e analisar o engajamento do autor com o conteúdo do texto e as relações que ele projeta com o público-alvo.
1.2.5 Identificar e exemplificar as estratégias utilizadas pelo autor para organizar e desenvolver o texto.
1.3.1 Identificar e distinguir o registro adotado no texto (formal/informal, técnico/leigo, etc.) por meio das escolhas lexicais no texto.
1.3.2 Determinar o campo semântico coberto pelo texto.
1.3.3 Reconhecer o papel da forma na função e no significado das palavras.
1.3.4 Relacionar expressões referenciais com seus respectivos referentes.
1.3.5 Identificar e classificar a função dos verbos no texto em termos de modo, tempo, aspecto, voz.
1.3.6 Reconhecer e distinguir em que circunstâncias ocorrem as ações reprensentadas no texto.
1.3.7 Identificar as relações lógicas expressas por marcadores discursivos.
1.3.8 Identificar a função, organização e estrutura do sintagma.
1.4 Identificar recursos verbais (sintagmas nominais, verbais, adverbiais, etc.) e não-verbais (primeiro plano/segundo plano, ângulo, disposição, etc.) que sejam ideológica e socioculturalmente significativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário