quinta-feira, 25 de agosto de 2011


Artes Plásticas:
1 Situar o ponto no espaço, buscando o equilíbrio, distância, localização, proporção, sobreposição e dinâmica na composição.
2. Analisar o espaço em relação aos pontos bi e tridimensionais
3 Analisar as obras de artistas que exploram o pontilhismo.
4. Compor plasticamente, usando o ponto.
5.. Conhecer os diferentes tipos de linha.
6 Aplicar na expressão grática e tridimensional os diferentes tipos de linhas,
7. Relacionar a linha com a natureza, superficie, forma e estrutura,
8. Reconhecer a linha quanto à posição (vertical, horizontal e inclinada), espessura (grossa e fina, longa e estreita), intensidade (forte, fraca, clara, e escura), direção (reta, curva, sinuosa, mista, quebrada e inclinada) e traçado (pontithada e tracejada).
9 Observar obras de arte.
10 Analisar obras de arte, compondo plasticamente usando a hnha.
11 Reconhecer as formas percebidas na natureza e no espaço gráfico (figurativa e alslrata. regular e irregular).
12. Relacionar a Comia com o espaço: forma grande — espaço grande, forma pequena espaço pequeno).
13.. Reconhecer os diferentes tipos de forma
14.. Relacionar a forma com a natureza.
15. Utilizar a estrutura Iridimensional no espaço bi e tridimensional, por meio de linha e cores.
16. Observar pinturas rupestres egípcias e obras de artistas.
17. Definir a cor por intermédio da luz e conseqüência na variação da própria luz (cor natureza, cor objeto, cor tinta).
18. Classificar as cores: primárias, secundárias, tercáras, complementares, quentes, frias e análogas).
19. Observar obras de artistas, interpretando e fazendo sua contextualização.
20. Reconhecer os diferentes tipos de texturas em variados materiais.
21. Pesquisar cestaria brasileira, em especial a indígena.
22. Representar graficamente as texturas, por meio de repetição, do agrupamento e da disposição de pontos, linhas e formas.
23 Observar a estrutura das formas no espaço, quanto à altura, largura, estruturas compactas, vazadas, ocas, transparentes, leves, pesadas, cheias e vazia.
24. Identificar relevo: alto e brnxo, realizando composições plásticas.
25. Analisar objetos e esculturas de diferentes épocas e movimentos artísticos.
26. Organizar os elementos visuais (cor, ponto, etc), quanto à direção, peso, contraste e movimento.
27. Reconhecer e valorizar na comunidade, pessoas que e destacam com seus dons artisticos, como artes decorativas, artesanato, etc.
2
8. Identificar e representar elementos visuais, tais como cor, linha, forma, textura, volume, espaço, superfície, luz e sombra, no contexto da composição.
29. Apreciar produções artísticas — aluno, artista.
30. Interpretar a releitura a partir de elementos, cor, forma, etc.
31. Reconhecer aspectos culturais da história das artes plasticas, ontem e hoje.32.. Organizar elementos visuais Arte Musical e Dança:
1 Perceber o som no espaço — som ambiente — som corpoial — sons do cotidiano — rádio, Cd. propaganda2. Identificar a presença, ausência e procedência do som.3 Reconhecer elementos da linguagem musical - som - ritmo - silêncio4 Percdx2 o som no tempo musical: andanato rápido, lento e moderado.5. Identificar parâmetros do som: duração, intensidade e timbre.6. Conhecer a Importância da música e dança na vida dos indivíduos.7. Perceber e usar a música como forma de comunicação.8 Criar e compor letras de canções diversas.
Artes Cênicas:
1. Reconhecer a construção de ações cênicas.2. Identificar elementos visuais e sonoros.3. Desenvolver a expressão corporal, através da sensibilidade, movimento, locomoção e composição corporal criadora.4. Desenvolver a expressão vocal: dicção, entonação e articulação.5. Explorar elementos visuais e sonoros como: cenário, sonoplastia, figurino, máscaras, niaquiagem e adereços.6. Conhecer sonoplastia (noção): recursos e exploração de ruídos.7. Identificar encenações, estilo, teoria e método de interpretação: ator — público, paz que possam ser aplicadas nas dramatizações ou peças de teatro.8.Identificar texto dramático literário e não literário
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário