2. Analisar o espaço em relação aos pontos bi e tridimensionais 3 Analisar as obras de artistas que exploram o pontilhismo. 4. Compor plasticamente, usando o ponto. 5.. Conhecer os diferentes tipos de linha. 6 Aplicar na expressão grática e tridimensional os diferentes tipos de linhas, 7. Relacionar a linha com a natureza, superficie, forma e estrutura, 8. Reconhecer a linha quanto à posição (vertical, horizontal e inclinada), espessura (grossa e fina, longa e estreita), intensidade (forte, fraca, clara, e escura), direção (reta, curva, sinuosa, mista, quebrada e inclinada) e traçado (pontithada e tracejada). 9 Observar obras de arte. 10 Analisar obras de arte, compondo plasticamente usando a hnha. 11 Reconhecer as formas percebidas na natureza e no espaço gráfico (figurativa e alslrata. regular e irregular). 12. Relacionar a Comia com o espaço: forma grande — espaço grande, forma pequena espaço pequeno). 13.. Reconhecer os diferentes tipos de forma 14.. Relacionar a forma com a natureza. 15. Utilizar a estrutura Iridimensional no espaço bi e tridimensional, por meio de linha e cores. 16. Observar pinturas rupestres egípcias e obras de artistas. 17. Definir a cor por intermédio da luz e conseqüência na variação da própria luz (cor natureza, cor objeto, cor tinta). 18. Classificar as cores: primárias, secundárias, tercáras, complementares, quentes, frias e análogas). 19. Observar obras de artistas, interpretando e fazendo sua contextualização. 20. Reconhecer os diferentes tipos de texturas em variados materiais. 21. Pesquisar cestaria brasileira, em especial a indígena. 22. Representar graficamente as texturas, por meio de repetição, do agrupamento e da disposição de pontos, linhas e formas. 23 Observar a estrutura das formas no espaço, quanto à altura, largura, estruturas compactas, vazadas, ocas, transparentes, leves, pesadas, cheias e vazia. 24. Identificar relevo: alto e brnxo, realizando composições plásticas. 25. Analisar objetos e esculturas de diferentes épocas e movimentos artísticos. 26. Organizar os elementos visuais (cor, ponto, etc), quanto à direção, peso, contraste e movimento. 27. Reconhecer e valorizar na comunidade, pessoas que e destacam com seus dons artisticos, como artes decorativas, artesanato, etc. 28. Identificar e representar elementos visuais, tais como cor, linha, forma, textura, volume, espaço, superfície, luz e sombra, no contexto da composição. 29. Apreciar produções artísticas — aluno, artista. 30. Interpretar a releitura a partir de elementos, cor, forma, etc. 31. Reconhecer aspectos culturais da história das artes plasticas, ontem e hoje.32.. Organizar elementos visuais Arte Musical e Dança: 1 Perceber o som no espaço — som ambiente — som corpoial — sons do cotidiano — rádio, Cd. propaganda2. Identificar a presença, ausência e procedência do som.3 Reconhecer elementos da linguagem musical - som - ritmo - silêncio4 Percdx2 o som no tempo musical: andanato rápido, lento e moderado.5. Identificar parâmetros do som: duração, intensidade e timbre.6. Conhecer a Importância da música e dança na vida dos indivíduos.7. Perceber e usar a música como forma de comunicação.8 Criar e compor letras de canções diversas. Artes Cênicas: 1. Reconhecer a construção de ações cênicas.2. Identificar elementos visuais e sonoros.3. Desenvolver a expressão corporal, através da sensibilidade, movimento, locomoção e composição corporal criadora.4. Desenvolver a expressão vocal: dicção, entonação e articulação.5. Explorar elementos visuais e sonoros como: cenário, sonoplastia, figurino, máscaras, niaquiagem e adereços.6. Conhecer sonoplastia (noção): recursos e exploração de ruídos.7. Identificar encenações, estilo, teoria e método de interpretação: ator — público, paz que possam ser aplicadas nas dramatizações ou peças de teatro.8.Identificar texto dramático literário e não literário . |
quinta-feira, 25 de agosto de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário