ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DR. JOÃO RAIMUNDO
9ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
BOA VISTA DO CADEADO – RS
REGIMENTO ESCOLAR
ENSINO FUNDAMENTAL
E
MÉDIO
2011
SUMÁRIO
1 - FILOSOFIA DA ESCOLA.......................................................................................................05
2 - FINS, NÍVEIS, MODALIDADES DE ENSINO E OBJETIVOS............................................05
2.1 - FINS...........................................................................................................................05
2.2 - NÍVEIS E MODALIDADES DE ENSINO...............................................................05
2.3 - OBJETIVOS...............................................................................................................05
2.3.1 - OBJETIVO DA ESCOLA...........................................................................05
2.3.2 - OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL...............................................05
2.3.3 - OBJETIVOS DO ENSINO FUNDAMENTAL..........................................06
2.3.4 - OBJETIVOS DO ENSINO MÉDIO..............................................................06
3 - ORGANIZAÇÃO CURRICULAR...........................................................................................06
3.1 - PLANOS DE ESTUDOS...........................................................................................06
3.2 - PLANOS DE ATIVIDADES PARA EDUCAÇÃO. INFANTIL...............................................06
3.5 - REGIME DE MATRÍCULA......................................................................................07
3.5.1 - CONDIÇÕES PARA INGRESSO..............................................................07
3.5.2 - DOCUMENTAÇÃO...................................................................................07
3.6 - FORMAS DE INGRESSO.........................................................................................07
3.7 - CONSTITUIÇÃO DE TURMAS...............................................................................08
4.1 - METODOLOGIA DE ENSINO.................................................................................08
4.2 - AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM.....................................................................08
4.3 - EXPRESSÃO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO..........................................09
4.4 - EXPRESSÃO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOS ALUNOS TRANSFERIDOS...............................................................................................................09
4.5 - ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO.............................................................................09
4.6 - CLASSIFICAÇÃO DO ALUNO...............................................................................10
4.7 - RECLASSIFICAÇÃO DO ALUNO..........................................................................10
4.8 - TRANSFERÊNCIA ESCOLAR................................................................................10
4.9 - APROVEITAMENTO DE ESTUDOS E ADAPTAÇÕES.......................................10
4.10 - ACELERAÇÃO DE ESTUDOS..............................................................................11
4.11 - CONTROLE DE FREQUÊNCIA............................................................................11
4.12 - ESTUDOS COMPENSATÓRIOS DE INFREQUÊNCIA......................................11
4.13 - DOCUMENTAÇÃO ESCOLAR.............................................................................11
5 - ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA..........................................................................................12
5.1 - DIREÇÃO..................................................................................................................12
5.1.1 - ATRIBUIÇÕES DO DIRETOR.................................................................12
5.2 - CONSELHO ESCOLAR............................................................................................12
5.3 - CIRCULO DE PAIS E MESTRES............................................................................13
5.4 - CONSELHO DE CLASSE.........................................................................................13
5.5 - SERVIÇO DE SUPERVISÃO ESCOLAR................................................................13
5.5.1 - ATRIBUIÇÕES DO SUPERVISOR ESCOLAR.......................................13
5.6 - NÚCLEO DE RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS......................................14
5.6.1 - BIBLIOTECA ESCOLAR..........................................................................14
5.6.1.1 - ATRIBUIÇÕES DO BIBLIOTECÁRIO.....................................14
5.6.2 - RECURSO AUDIOVISUAL......................................................................14
5.6.3 - LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS..............................................................14
5.6.4 - LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA.....................................................14
5.6.5 - SERVIÇO DE SECRETARIA....................................................................15
5.6.6 - SETOR DE MERENDA ESCOLAR..........................................................15
5.6.7 - CALENDÁRIO ESCOLAR........................................................................15
5.6.8 - NORMAS DE CONVIVÊNCIA.................................................................15
6 - AVALIAÇÃO DO ESTABELECIMENTO.................................................................15
7 - DISPOSIÇÕES GERAIS...............................................................................................15
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Entidade Mantenedora:
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO – ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Endereço:
AVENIDA BORGES DE MEDEIROS, 1501
CEP:
90.110.150
Cidade:
PORTO ALEGRE – RS
Fone:
(0xx) 51 – 3212 – 2733 / 3212 – 1688
Fax:
(0xx) 51 – 3225 – 4378
E-mail:
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DR. JOÃO RAIMUNDO
CEP: 98.118.000
CIDADE: BOA VISTA DO CADEADO - RS
FONE: (55) 3643- 1023
ATOS LEGAIS:
.Decreto nº212 de 13/03/1941 - Criação
.Decreto nº 1618 de 01/12/1950 - Transfere Grupo Escolar
.Decreto nº 2391 de 03/10/1951 - Denominação
.Decreto 19.818 de 13/08/1969 - Considera Grupo Escolar
.Portaria nº............de 28/08/1974 - Autoriza a instalação da 6ª série a partir de 1972. 7ª série a partir de 1973 e 8ª série a partir de 1974
.Decreto nº 26.887 de 10/04/1978 - Reorganiza e denomina
.Resolução de denominação 253 de 21/12/2000
1 - FILOSOFIA DA ESCOLA:
Educar para uma sociedade em transformação, oportunizando ao aluno a construção do conhecimento, reformulando seus pensamentos e cultivando valores de forma participativa, criativa e responsável.
2 - FINS, NÍVEIS, MODALIDADES DE ENSINO E OBJETIVOS:
2.1 - FINS
A Educação tem por finalidade desenvolver o educando, assegurando-lhe a formação
indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
2.2 - NÍVEIS E MODALIDADES DE ENSINO
A Escola mantém:
a) Educação Infantil;
b) Ensino Fundamental;
c) Ensino Médio;
2.3 - OBJETIVOS:
2.3.1 - OBJETIVO DA ESCOLA:
Oportunizar a formação integral do aluno nas dimensões do ser, do saber e do saber fazer, levando-os à pesquisa, ao discernimento de valores, para assumir o papel de agente transformador da sociedade.
2.3.2 - OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL:
Desenvolver o lúdico, a oralidade, o movimento, resgatando o brincar da criança e abranger tanto quanto possíveis todas as áreas de seu crescimento, oportunizando contato com as outras crianças e ambiente próprio para aprimorar a linguagem, desenvolver a criatividade e a capacidade de observação do mundo exterior, com destaques aos jogos individuais e sociais bem como as atividades de livre expressão, aprimorar atitudes, hábitos de higiene, de saúde, preparando para uma vida em comunidade.
2.3.3 - OBJETIVOS DO ENSINO FUNDAMENTAL:
a) Desenvolver a capacidade de aprendizagem do aluno, possibilitando a livre expressão, clareza de pensamento, aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
b) Desenvolver a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade para que o aluno possa inserir-se de forma participativa na comunidade em que vive.
2.3.4 - OBJETIVOS DO ENSINO MÉDIO:
a) A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental;
c) Aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
d) A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.
3 - ORGANIZAÇÃO CURRICULAR:
3.1 - PLANOS DE ESTUDOS:
Os planos de estudos expressam concretamente o projeto pedagógico da escola e são frutos de elaboração coletiva envolvendo o corpo docente e discente e a comunidade escolar.
Estes planos serão aprovados pela Coordenadoria Regional de Educação e implantados no período letivo seguinte ao de sua aprovação.
3.2 - PLANO DE ATIVIDADES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL:
O Plano de Atividades para a Educação Infantil, expressão clara da Proposta Pedagógica, deve ser elaborado de forma coletiva, incluindo a comunidade escolar e deve descrever as atividades lúdico-educativas, com objetivo de:
Ø Promover o bem-estar da criança, a ampliação de suas experiências e o estímulo de seu interesse pelo processo do conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade em suas inter-relações, valorizando o contexto em que a criança está inserida;
Ø Integrar as diversas áreas do conhecimento e aspectos da vida cidadã com conceitos básicos para a construção de conhecimentos e valores, em um contexto lúdico e prazeroso;
Ø Desenvolver os princípios da ética da identidade, da política da igualdade e da estética da sensibilidade que interferem na formação do indivíduo e do coletivo;
Ø Estimular o desenvolvimento das diferentes formas de linguagens e da criatividade infantil – atividades múltiplas;
Ø Propor a inclusão de linguagens do mundo digital de forma lúdica.
3.3 - PLANOS DE TRABALHO DO PROFESSOR:
Funciona como eixo norteador das ações pedagógicas, orientados na definição de objetivos comuns para as séries, anos e disciplinas, deliberados em momentos de construção coletiva, de acordo com o Plano Político-Pedagógico da escola.
3.4 - REGIME ESCOLAR:
Na Educação Infantil a escola adota regime anual.
O Ensino Fundamental é distribuído em nove anos e o Ensino Médio em três séries.
3.5 - REGIME DE MATRÍCULA:
3.5.1 - CONDIÇÕES PARA INGRESSO:
O ingresso é mediante o preenchimento de formulário próprio para a matrícula.
A rematrícula será renovada todo o ano mediante confirmação.
A idade mínima para o ingresso na educação infantil e do Ensino Fundamental é de acordo com as orientações emanadas da mantenedora.
3.5.2 - DOCUMENTAÇÃO:
a) Para alunos do Ensino Fundamental:
* Certidão de Nascimento;
* Histórico Escolar, em caso de transferência.
b) Para alunos do Ensino Médio:
* Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental;
* Carteira de Identidade;
* Uma foto ¾.
3.6 - FORMAS DE INGRESSO:
A forma de ingresso em qualquer série ou ano, exceto a primeira do Ensino Fundamental, pode ser feita:
a) Por promoção, para alunos que cursaram, com aproveitamento, a série anterior, na própria escola:
b) Por transferência, para alunos procedentes de outras escolas;
c) Independente de escolarização anterior, mediante avaliação feita pela escola, que defina o grau de desenvolvimento e experiência do aluno e permita sua inscrição na série adequada, em conformidade com as normas do Sistema Estadual de Ensino.
3.7 - CONSTITUIÇÃO DE TURMAS:
As turmas são formadas por série e anos com o número de alunos, que comportar o espaço físico e de acordo com a legislação vigente.
A educação básica nos níveis em que a escola trabalha será organizada da seguinte forma:
a) Ensino Fundamental - é distribuído em oito e nove anos, em número de turmas conforme a demanda de alunos matriculados.
b) Ensino Médio - é distribuído em três séries, em número de turmas conforme a demanda de alunos matriculados.
4 - PROCESSO PEDAGÓGICO:
4.1 - METODOLOGIA DE ENSINO:
A escola busca uma educação competente e de qualidade voltada para a formação integral do aluno, onde o conhecimento contemple as dimensões da formação, da informação e da operação, sendo essas um meio para construção do ser, do saber e do saber fazer.
Para isto, a educação deve estar inserida na realidade do aluno, abrangendo o contexto social, político e econômico, caracterizando-se por ser crítica, dialógica e socializadora.
Estas propostas permitem buscar uma escola que caracterize como espaço de inclusão, de respeito às diferenças e aos diferentes saberes, onde a proposta pedagógica seja construída coletivamente, pressupondo um planejamento participativo.
A escola deve ser o lugar em que se desenvolva no aluno potencialidade, criatividade, expressão, raciocínio lógico, valorizando-o e fazendo com que ele se torne um cidadão crítico, atuante, responsável, participativo, apto ao convívio social, agindo de maneira fraterna, manifestando seus sentimentos, compreendendo o outro e a si mesmo, através do diálogo.
4.2 - AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM:
A escola realiza a verificação do rendimento escolar de forma contínua e cumulativa do desempenho do aluno com predominância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
O nível dos objetivos propostos pelo professor é que determina a preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
Aos alunos são oferecidos vários momentos de avaliação, incluindo instrumentos diversos através de provas, testes, trabalhos individuais, coletivos e pesquisas orientadas.
Os resultados da avaliação do aproveitamento são registrados em notas, numa escala anual de zero a cem. Os resultados da avaliação do aproveitamento serão em notas a cada bimestre, na seguinte escala de valores:
1º Bimestre | 10 |
2º Bimestre | 20 |
3º Bimestre | 30 |
4º Bimestre | 40 |
Ao término do período letivo, a nota final, é obtida através da soma das notas bimestrais, sendo que o aproveitamento mínimo para a aprovação é de cinquenta pontos.
Ao aluno que não alcançar, no mínimo, a soma cinquenta, é oferecida nova oportunidade, após o término do ano letivo, atendendo o seguinte critério:
Encerrado o quarto bimestre, o aluno realizará uma avaliação final com o valor de oitenta pontos, sendo que vinte pontos são oferecidos ao aluno que realizar as atividades da Recuperação Paralela; cinco pontos para cada bimestre, os quais serão usados caso o aluno não consiga atingir a média para a aprovação.
A nota obtida na avaliação final juntamente com os pontos da recuperação paralela, serão somados a média anual e divididos por dois.
(AF + RP) + MA = ou > 50
4.3 - EXPRESSÃO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO:
No primeiro ano do Ensino Fundamental, os resultados são expressos por Parecer Descritivo, sem retenção do aluno. No segundo ano os resultados são expressos sob a forma de Parecer Descritivo.
No terceiro, quarto e quinto ano do Ensino Fundamental, os resultados obtidos nas avaliações são expressos de forma globalizada em notas na escala de zero a cem, sendo que a média estipulada de aproveitamento é de cinquenta pontos.
Nos anos finais do ensino Fundamental que compreendem do sexto ao nono ano e os três anos do Ensino Médio, os resultados das avaliações são expressos em notas de zero a cem, sendo que a média estipulada de aproveitamento é de cinquenta pontos.
Da segunda a quarta série do Ensino Fundamental, os resultados são expressos de forma globalizada com notas de zero a cem e a média é de cinquenta pontos.
Da quinta a oitava série do Ensino Fundamental os resultados das avaliações são expressos em notas de zero a cem e a média é de cinquenta pontos.
4.4 - EXPRESSÃO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOS ALUNOS TRANSFERIDOS:
Ao aluno que ingressar durante o período letivo com avaliação diferenciada, será considerada apenas os resultados que vierem a ser obtidos na própria Escola.
4.5 - ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO:
A Escola oferece ao aluno com baixo rendimento estudos de recuperação paralelos, sem alterar a nota, durante todo o desenvolvimento das situações de ensino-aprendizagem, mediante registros e acompanhamento contínuo do aluno a quem são oportunizadas novas experiências a fim de suprimir ou reduzir as dificuldades.
No planejamento dos estudos de recuperação o professor deve considerar as necessidades e peculiaridades, de cada aluno e prever o adequado aproveitamento de tempo destinado às atividades de recuperação.
4.6 - CLASSIFICAÇÃO DO ALUNO:
A classificação em qualquer série, exceto a primeira do Ensino Fundamental de Nove Anos, pode ser feita:
a) por promoção, para alunos que cursaram, com aproveitamento, a série anterior na própria escola;
b) por transferência, para alunos procedentes de outras escolas;
c) independente de escolarização anterior, mediante avaliação feita pela Escola, que defina o grau de desenvolvimento e experiência do aluno e permita sua inscrição na série adequada, em conformidade com as normas do Sistema Estadual de Ensino.
4.7 - RECLASSIFICAÇÃO DO ALUNO:
A escola reclassifica os alunos em situação de transferência entre estabelecimentos situados no território nacional e exterior, através da avaliação realizada pelos professores da série em conjunto com a equipe pedagógica, tendo como base as normas curriculares gerais.
4.8 - TRANSFERÊNCIA ESCOLAR:
Transferência, aproveitamento de estudos e adaptação.
A transferência é concedida em qualquer época do ano, por solicitação do responsável ou pelo próprio aluno, se maior de idade.
Ao conceder transferência, a Escola obriga-se a fornecer ao aluno, no menor prazo possível, a documentação comprobatória de sua vida escolar.
O estudo do Histórico Escolar e demais documentos apresentados pelo aluno matriculado por transferência, é feito pelo Serviço de Supervisão Escolar, visando ao aproveitamento de estudos e/ou adaptações curriculares e será fornecido ao aluno que se transfere ou conclui seu curso.
4.9 - APROVEITAMENTO DE ESTUDOS E ADAPTAÇÕES:
O aproveitamento de estudos é feito pela dispensa ou substituição de uma disciplina por outra a que se atribui idêntico ou equivalente valor formativo.
A adaptação é o processo de atendimento especial oferecido ao aluno matriculado por transferência, quando há defasagem de conhecimentos.
O processo de adaptação é orientado pelo Serviço de Supervisão Escolar, a quem compete assessorar os professores na preparação de planos especiais e aprovar o acompanhamento da execução destes planos.
O aproveitamento de estudos e o resultado da adaptação são registrados nos documentos individuais do aluno e em ata específica, conforme legislação vigente.
4.10 - ACELERAÇÃO DE ESTUDOS:
A escola oferece, ao aluno com atraso escolar, a oportunidade de atingir o nível de desenvolvimento correspondente a sua idade, de forma que possa concluir etapas de escolarização num tempo menor que o previsto, desde que atenda aos seguintes requisitos:
Ø O aluno deverá possuir os pré-requisitos das disciplinas dos planos de estudos.
Ø Aplicação de instrumentos avaliativos por escrito, atingindo a nota mínima para aprovação prevista na proposta político -pedagógica e no regimento da escola.
Ø O aluno terá oportunidade até o início do 2º bimestre.
Ø Observar a defasagem idade/série (no mínimo 02 anos).
4.11 - CONTROLE DE FREQUÊNCIA:
A frequência e o rendimento dos alunos serão informados aos pais ao final dos bimestre.
O controle de frequência será registrado diariamente, através do diário de classe do professor.
É exigida frequência mínima de setenta e cinco por cento do total de horas letivas para aprovação.
Em caso de infrequência os professores deverão informar a Equipe Diretiva para que sejam tomadas as devidas providências.
4.12 - ESTUDOS COMPENSATÓRIOS DE INFREQUÊNCIA:
Ao aluno infrequente que ultrapassar o limite de vinte e cinco por cento de faltas, realizarão atividades complementares compensatórias de infrequência paralelos, com registros e acompanhamentos, através de participação de projetos, oficinas e a realização de trabalho, mediante justificativa que evidencie a necessidade de atendimento.
4.13 - DOCUMENTAÇÃO ESCOLAR:
Ao término do Ensino Fundamental a escola expede o Certificado de Conclusão, bem como o Histórico Escolar em duas vias. Essa documentação é entregue ao interessado ou, quando menor, ao seu responsável.
Aos alunos da Educação de Jovens e Adultos a escola expedirá um Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental, para Jovens e Adultos, com Parecer Descritivo, ao final da totalidade seis.
5 - ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA:
5.1 - DIREÇÃO:
A direção é composta pelo diretor e pelo vice-diretor dos turnos em funcionamento, exercida em consonância com as deliberações do conselho escolar, respeitadas as disposições legais.
A direção representa a postura em relação ao processo educacional como um todo, traduzindo-se na relação entre a teoria e a prática.
Caracteriza-se como um guia para a prática administrativo-pedagógica, explicitando e agilizando os objetivos e ações, determinados no projeto político-pedagógico.
O diretor (a) é eleito pela comunidade escolar.
O vice-diretor é o elemento co-participante da direção e substituto legal do diretor.
5.1.1 - ATRIBUIÇÕES DO DIRETOR:
Ø Dinamizar o fluxo de informações entre os demais setores da escola.
Ø Representar a escola, responsabilizando-se por sua organização, repensando aspectos positivos e negativos.
Ø Realizar um trabalho dinâmico e coerente, voltado para a realidade sócio-cultural da comunidade.
Ø Realizar uma avaliação constante das atividades, averiguado os entraves que se opõem à proposta pedagógica da escola e buscando soluções para os mesmos.
Ø Estimular a realização de atividades cívicas, culturais, sociais e esportivas, envolvendo todos os segmentos da escola e da comunidade.
Ø Integrar-se à supervisão pedagógica, acompanhando e valorizando as iniciativas do grupo.
Ø Buscar novos paradigmas para enfrentar e superar determinados conceitos como de uma escola fechada em si mesma para uma escola como centro, ao redor da qual gravitam todos os serviços que atuam a favor da criança e do jovem; e da escola que vê com naturalidade a reprovação, para a escola que acredita na capacidade cognitiva e operativa do aluno.
Ø Cumprir e fazer cumprir a legislação vigente.
5.2 - CONSELHO ESCOLAR:
O Conselho Escolar é formado pela direção da escola e representantes dos segmentos da comunidade escolar.
Atribuições conforme legislação vigente.
5.3 - CIRCULO DE PAIS E MESTRES:
O Círculo de Pais e Mestres é uma Instituição que visa integrar Escola, Família e Comunidade.
Compete ao Círculo de Pais e Mestres, elaborar seu Plano de Ação, de acordo com o Projeto Político-Pedagógico da Escola.
O Círculo de Pais e Mestres rege-se pela legislação vigente.
5.4 - CONSELHO DE CLASSE:
O Conselho de Classe é o momento e o espaço de uma avaliação diagnóstica da ação pedagógico-educativa da escola feito pelos professores e alunos, tendo como referência à filosofia e objetivos da escola.
Os alunos realizam na turma a preparação para o Conselho de Classe, analisando seu desempenho bimestral, em conjunto com o Professor Conselheiro, para a discussão no grupo.
No Conselho de Classe são detectados os aspectos positivos e os que devem ser reformulados em cada turma.
5.5 - SERVIÇO DE SUPERVISÃO ESCOLAR:
O Serviço de Supervisão Escolar é exercido pelo Supervisor Escolar com titularão específica, podendo também ser coordenado por um professor com Licenciatura Plena.
O Serviço de Supervisão Escolar, acompanha, orienta e coordena o desenvolvimento do trabalho pedagógico, assessorando o professor no processo de ensino-aprendizagem, conforme a linha filosófica da escola, de acordo com a legislação vigente.
5.5.1 - ATRIBUIÇÕES DO SUPERVISOR ESCOLAR:
Ø Coordenar a elaboração, execução e avaliação do Projeto Político-Pedagógico:
Ø Coordenar a elaboração do Calendário Escolar;
Ø Exercer atividades permanentes de diagnóstico, acompanhamento, orientação e avaliação do processo ensino-aprendizagem;
Ø Propor alterações ou ajustamentos no currículo quando necessário;
Ø Orientar e assessorar o professor na elaboração de seus planejamentos didáticos;
Ø Introduzir os professores novos na dinâmica de funcionamento da Escola;
Ø Participar de reuniões do Conselho de Classe, planejados em conjunto com o Serviço de Orientação Educacional;
Ø Promover reuniões, sessões de estudos, encontros, palestras, seminários e outros, que proporcionam a Formação Continuada do Corpo docente, com vistas à melhoria do processo ensino-aprendizagem;
Ø Analisar o Histórico Escolar de alunos matriculados por transferência, para fins de definição de aproveitamento de estudos;
Ø Orientar e acompanhar Estudos de Adaptação e Estudos de Recuperação dos alunos;
Ø Elaborar o Plano de Ação de Serviço a partir do Projeto Político-Pedagógico;
Ø Manter organizada e atualizada a documentação do Serviço.
5.6 - NÚCLEO DE RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS:
5.6.1 – BIBLIOTECA ESCOLAR :
A Biblioteca Escolar constitui-se em espaço de estudos, informação, cultura e lazer com a finalidade de proporcionar aos alunos tornarem-se cidadãos participativos, auxiliando na construção do conhecimento integral e continuado, capaz de instrumentalizar e apoiar as ações e práticas pedagógicas.
5.6.1.1 - ATRIBUIÇÕES DO BIBLIOTECÁRIO:
Ø Participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico da Escola;
Ø Planejar, acompanhar, orientar e efetivar as atividades do Setor, distribuído-as quanto ao horário, manutenção, aquisição e organização do acervo;
Ø Incentivar a capacitação dos recursos humanos, em cursos de atualização e reuniões promovidas por órgãos relacionados com atividades do mesmo;
Ø Orientar o usuário na utilização adequada dos recursos e Serviços da Biblioteca;
Ø Apresentar relatório ou fornecer dados relativos ao Serviço, sempre que solicitado.
5.6.2 - RECURSO AUDIOVISUAL:
O serviço de Audiovisual subsidia e complementa as atividades do processo ensino-aprendizagem.
5.6.3 – LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS:
O Laboratório de Ciências tem a finalidade de auxiliar na construção do conhecimento científico e tecnológico, dentro de uma proposta pedagógica que visa aliar reflexão e ação em suas atividades práticas.
5.6.4 – LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA:
A Escola mantém à disposição do corpo docente e discente um Laboratório de
Informática com equipamentos e sala especial servindo de apoio às atividades educacionais desenvolvidos na escola.
A programação e as atribuições do responsável pelo serviço constam no Projeto
Político-Pedagógico.
5.6.5 – SERVIÇO DE SECRETARIA:
O serviço de Secretaria é um assessoramento na atividade administrativa na busca
de atingir as metas estabelecidas pela comunidade escolar e os objetivos propostos na proposta político-pedagógica.
O serviço de Secretaria realiza escrituração, arquivo de dados referentes ao aluno e à escola.
5.6.6 – SETOR DA MERENDA ESCOLAR:
O Setor da Merenda Escolar realiza um trabalho permanente, preocupando-se também com as crianças oriundas de famílias de baixo poder aquisitivo.
5.6.7 – CALENDÁRIO ESCOLAR
O Calendário Escolar é aprovado em Assembleia Geral da Comunidade Escolar, pelo Conselho Escolar e Homologado pela mantenedora.
5.6.8 – NORMAS DE CONVIVÊNCIA:
Sempre que se fizer necessário, as normas de convivência são elaboradas em conjunto com a comunidade escolar, respeitando a legislação vigente.
Caberá ao Conselho Escolar articular, avaliar e deliberar sobre as mesmas.
6 - AVALIAÇÃO DO ESTABELECIMENTO:
A Escola procede periodicamente à avaliação de suas realizações face aos objetivos expressos na Proposta Político-Pedagógica e os resultados servem de base para o seu aperfeiçoamento.
7 - DISPOSIÇÕES GERAIS:
Este Regimento será do conhecimento de toda a Comunidade Escolar.
Casos omissos serão resolvidos pelo Conselho Escolar e encaminhados, conforme o caso, à Entidade Mantenedora.
, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO
9ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DR. JOÃO RAIMUNDO
Boa Vista do Cadeado /RS
ADENDO AO REGIMENTO DA E. E.E.M. DR. JOÃO RAIMUNDO
ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO OBRIGATÓRIOS:
Conforme a Lei Federal n° 11.788, de 25 de setembro de 2008 os procedimentos a serem adotados em relação aos estágios, cabem as seguintes orientações:
— Os chamados estágios curriculares “ obrigatórios” decorrentes dos planos de curso onde constam os requisitos para a obtenção de diploma para posterior exercício profissional, e entre eles, número de horas de estágio, não apresentam mudanças significativas, devendo ser mantidas todas as estruturas e sistemáticas já existentes de supervisão/orientação destes estagiários.
— Os estágios não obrigatórios definidos com” atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória”, normalmente intermediados por instituições denominados “agentes de integração”,passam a ter a exigência legal de orientação e supervisão.
— No que se refere às obrigações das instituições de ensino que possuem alunos realizando estágio “não obrigatório”, o acompanhamento referido no art. 7° da Lei, esta tarefa é de responsabilidade da Escola e será feita pela direção, supervisão, orientação pedagógica, professor ou outro servidor com condições técnicas para o desenvolvimento desta função. Para tanto ,a critério da direção da escola de acordo com sua realidade e sem atribuição de horas adicionais para este fim, o acompanhamento será feito mediante manifestação sucinta em relação ao relatório de atividades apresentado pela entidade concedente, conforme prevê o inciso III do art.9° da Lei, indicando falhas ou procedimentos que devam ser revisados ou alterados para o alcance dos objetivos do estágio ou mediante ratificação deste relatório.
Em situações excepcionais, o orientador poderá solicitar à entidade concedente informações complementares ou proceder visitas, previamente combinadas, ao local de exercício para que não haja alteração na rotina normal de trabalho da instituição ou empresa.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DR. JOÃO RAIMUNDO
Endereço: Rua João Raimundo, s/n°
Coordenadoria:9ª Coordenadoria Município: Boa Vista do Cadeado — RS
CARGA HORÁRIA:
Carga anual mínima:( 1000 h/a ou 800 h/relógio)
Duração dos períodos: 45 minutos.
Duração do recreio: 15 minutos.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DR. JOÃO RAIMUNDO
Endereço: Rua João Raimundo, s/n°
Coordenadoria:
CARGA HORÁRIA:
Carga anual mínima:( 1000 h/a ou 800 h/relógio)
Duração dos períodos: 45 minutos.
Duração do recreio: 15 minutos.
DIAS LETIVOS:
No mínimo 200 dias letivos
.
FORMA DE ORGANIZAÇÃO:
Seriada
TURNOS DE FUNCIONAMENTO: Manhã e tarde
COMPONENTES CURRICULARES:
Língua Portuguesa
Matemática
Ciências
Geografia
História
Língua Inglesa
Educação Artística
Educação Física
Ensino Religioso
No mínimo 200 dias letivos
.
FORMA DE ORGANIZAÇÃO:
Seriada
TURNOS DE FUNCIONAMENTO: Manhã e tarde
COMPONENTES CURRICULARES:
Língua Portuguesa
Matemática
Ciências
Geografia
História
Língua Inglesa
Educação Artística
Educação Física
Ensino Religioso
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Para exercer com qualidade a sua função, a escola necessita de professores
atualizados e preparados para refletir sobre suas práticas, qualificando-os para que contribuam
para urna mudança significativa de atitude frente ao ensinar e aprender.
O Programa de Formação Continuada envolverá os professores, funcionários e
alunos da Escola e constará de três etapas:
1. Estudos disciplinares centrados na construção interdisciplinar do conhecimento, desenvolvidos através de reuniões de estudo e oficinas pedagógicas.
2. Aplicação prática dos projetos elaborados pelos professores, após consulta à comunidade escolar.
3. Seminário com apresentação dos projetos e urna mostra de trabalhos dos alunos,
Na etapa dos estudos disciplinares, os professores terão oportunidade de rever conteúdos, esclarecer dúvidas, renovar e fortalecer os conhecimentos relacionados à sua prática, incorporar novas informações, ampliar seus horizontes culturais, para definir objetivos e traçar metas que serão atingidas a partir do desenvolvimento do projeto.
DISCIPLINAS E CARGA HORÁRIA PREVISTA PARA EXECUÇÃO DO PLANO DE
ESTUDOS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DR. JOÃO RAIMUNDO
BOA VISTA DO CADEADO - RS
ENSINO FUNDAMENTAL - CURRÍCULO POR ATIVIDADE
VIGÊNCIA A PARTIR DE 2001
Organização com dimensão globalizada
Forma de desenvolvimento
Língua Portuguesa
Matemática
Ciências
Estudos Sociais
Atividades
Educação Artística
Educação Física
Ensino Religioso
OBSERVAÇÃO:
• Dias letivos e carga horária anual conforme legislação vigente.
• Temas Transversais incorporados rias áreas do conhecimento e no trabalho educativo da Escola.
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO
9ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DR. JOÃO RAIMUNDO
Rua João Raimundo s/nº-Boa Vista do Cadeado/RS - Fone (55) 3643-1023
QUADRO SÍNTESE – PLANOS DE ESTUDOS
ENSINO MÉDIO
2011
ESCOLA: E.E.E. Médio Dr. João Raimundo
Área do conhecimento | Componentes Curriculares | |||
Linguagem, códigos e suas Tecnologias | 1º | 2º | 3º | |
Língua Portuguesa | 3 | 3 | 3 | |
Literatura | 1 | 1 | 1 | |
Língua Estrangeira Moderna | 1 | 1 | 1 | |
Língua Espanhola | - | - | 2 | |
Educação Artística | 1 | - | - | |
Educação Física | 2 | 2 | 2 | |
Ciências da Natureza e suas Tecnologias | Física | 2 | 2 | 2 |
Química | 3 | 3 | 2 | |
Biologia | 2 | 2 | 2 | |
Matemática e suas Tecnologias | Matemática | 4 | 4 | 4 |
Ciências Humanas e suas Tecnologias | História | 2 | 2 | 2 |
Geografia | 1 | 2 | 1 | |
Ensino Religioso | 1 | 1 | 1 | |
Filosofia | ||||
Sociologia | 1 | 1 | 1 | |
Total de Carga Horária | Semanal | 25 | 25 | 25 |
Total de Carga Horária | Anual | 1000 | 1000 | 1000 |
Horário de Funcionamento: ( x ) Manhã ( ) Tarde ( ) Noite
Número de Períodos Diários: 05
Duração do Período: 45 minutos
Duração do Recreio: 15 minutos
QUADRO SÍNTESE – PLANOS DE ESTUDOS
ENSINO FUNDAMENTAL ( 9 anos ).
2011
ESCOLA: E.E.E.Médio Dr. João Raimundo
Área do conhecimento | Componentes Curriculares | Carga Horária Semanal | ||||
Linguagem, códigos e suas Tecnologias | 9 ANOS | 1º | 2º | 3º | 4º | 5º |
Currículo por Atividades | 20 | 20 | 20 | 20 | 20 | |
Língua Portuguesa | ||||||
Ciências | ||||||
Matemática | ||||||
Geografia | ||||||
História | ||||||
Língua Estrangeira Moderna | ||||||
Língua Espanhola | ||||||
Educação Artística | ||||||
Educação Física | ||||||
Ensino Religioso | ||||||
Total de Carga Horária | Semanal | 20 | 20 | 20 | 20 | 20 |
Total de Carga Horária | Anual | 800 | 800 | 800 | 800 | 800 |
Horário de Funcionamento: ( ) Manhã ( x ) Tarde ( ) Noite
Número de Períodos Diários: 04
Duração do Período: 01 hora
Duração do Recreio: 15 minutos
QUADRO SÍNTESE – PLANOS DE ESTUDOS
ENSINO FUNDAMENTAL ( 8 anos ).
2011
ESCOLA: E.E.E. Médio Dr. João Raimundo
Área do conhecimento | Componentes Curriculares | Carga Horária Semanal | |||
- Linguagem, códigos e suas Tecnologias | 8 ANOS | 5ª | 6ª | 7ª | 8ª |
Língua Portuguesa | 5 | 5 | 5 | 5 | |
Ciências | 3 | 4 | 4 | 4 | |
Matemática | 5 | 5 | 5 | 5 | |
Geografia | 2 | 2 | 2 | 2 | |
História | 2 | 3 | 3 | 3 | |
Língua Estrangeira Moderna | 2 | 2 | 2 | 2 | |
Língua Espanhola | - | - | - | - | |
Educação Artística | 2 | - | - | - | |
Educação Física | 3 | 3 | 3 | 3 | |
Ensino Religioso | 1 | 1 | 1 | 1 | |
Total de Carga Horária | Semanal | 25 | 25 | 25 | 25 |
Total de Carga Horária | Anual | 1000 | 1000 | 1000 | 1000 |
Horário de Funcionamento: ( x ) Manhã ( x ) Tarde ( ) Noite
Número de Períodos Diários: 05
Duração do Período:45
.
Duração do Recreio:15
Observação:
Dias letivos e número de horas aula conforme legislação vigente.
SÉRIES INICIAIS
CLIENTELA: 1º E 2º ANOS ENSINO FUNDAMENTAL ( 9 ANOS)
RESPONSÁVEL :ROSANGELA TAMIOZZO MENEGOL
1° Ano - E.F
FUNDAMENTAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO
No mundo atual, precisamos oportunizar ao aluno condições básicas de
alfabetização que, além de apenas decodificar palavras, faça e amplie a leitura do mundo e
saiba interpreta-lo, construindo seu próprio conhecimento, pois o aluno é um ser histórico e
social, ativo e receptivo, cognitivo, afetivo e emocional, inserido numa sociedade.
Alfabetizar não significa apenas desenvolver habilidade de ler e decodificar simbolos e letras, repetindo mecanicamente frases e textos, ao contrário, a alfabetização é uni todo dinâmico onde a criança aprende a compreender seu pensamento, os dos outros, a se expressar através da linguagem e, principalmente, é levada a pensar, construir hipóteses, planejar, executar investigações, raciocinar, trocar idéias, agir sobre. o real e apropriar-se do real Ela é sujeito e agente na construção do seu conhecimento.
A psicogênese no aprendizado da leitura e escrita caracteriza-se por um processo progressivo de elaboração e reelaboração, pois o desenvolvimento cognitivo da criança é seqüencial e caminha de estruturas mais simples para estruturas mais complexas, não havendo dicotomia entre aspecto cognitivo e afetivo, mas unia relação dinâmica e prazerosa, onde devemos respeitar o ritmo e o interesse de cada ser, sem esquecermos os conflitos que provocam o surgimento de novos esquemas de interpretação.
Proporcionamos através de novas descobertas, vivenciadas pelas crianças, valorizar a própria bagagem cultural destas, alicerçadas na instrumentalização subsequente: trabalhos com jogos, brincadeiras e diversos desafios -pedagógicos e lúdicos, realizando um trabalho concreto para desenvolver práticas que levem a construção da criatividade, sensibilidade, percepção e aquisição da leitura e da escrita, favorecendo o desenvolvimento sócio-afetivo e cognitivo da criança.
Fundamentamos nosso trabalho nas fases da construção cio saber que expressa condições necessárias para conhecer:
• O sujeito precisa querer, sentir necessidade, para conhecer:
O sujeito precisa ter estrutura de assimilação para aquele objetivo;
• O conhecimento novo se constrói a partir do conhecimento prévio;
• O processo de construção do conhecimento no sujeito passa por momentos de síncrese, análise e síntese.
2° Ano -E.F
1. FUNDAMENTAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO
— O currículo representa a vida da escola. É através dele que a escola contribui,
reconstrói e aprimora conhecimentos, com experiências, atitudes concretas e dialógicas que
proporcionarão a construção do conhecimento.
No 2º trabalharemos de forma globalizada, priorizando o concreto, adequado
ao mundo da criança e do seu estágio de desenvolvimento, considerando os seus interesses e estimulando a interação natural do indivíduo com o meio.
Buscamos um ensino prático que seja realizado através da observação e comparação de situações ambientais, levando sempre em conta os conhecimentos já vivenciados pelos alunos.
Optamos pelo conhecimento da realidade em que o educando vive, pois este conhecimento servirá de base para determinar a ação e linha pedagógica que norteará nosso trabalho.
Almejamos construir a aprendizagem de forma lúdica, partindo do concreto para o abstrato, resgatando a história de cada aluno, a valorização de suas conquistas individuais e coletivas, na construção de sua personalidade.
Propomos urna retomada dos princípios educativos, que visem ampliar a dimensão sócio-político-econômica e cultural do educando, fazendo uso de seus conceitos e estudos anteriores.
Concretizar a vivência da criança na escola, priorizando a importância da família na
vida do aluno.
Exploramos o potencial artístico e o gosto pelas artes, levando em conta sempre o desenvolvimento e a curiosidade do educando.
Queremos que a fé e a espiritualização sejam reconhecidas como componentes da vida escolar, que educa a dimensão religiosa do ser humano, de onde brota o sentido
profundo da vida.
Acreditamos que as crianças são capazes de aprender e que somos responsáveis pela leitura que fazemos do mundo, que formaremos cidadãos capazes de conduzir a sociedade
dó futuro, que é possível a superação de conhecimentos pré-organizados, redefinindo a visão de mundo tanto do professor como do aluno, em busca de seres humanos mais felizes e auto-realizados.
Procuramos uma prática educativa dinâmica, construtivista, crítica, buscando a realidade do aluno e o seu crescimento pessoal.
Adotamos uma metodologia prática, trabalhando o domínio cognitivo e psicomotor, desenvolvendo a criança fisica e mentalmente.
Construímos o conceito de números, medidas e formas que a criança já possui,
dando oportunidade para que refaçam a contagem, leitura e escrita partindo sempre de
problemas surgidos através da realidade do aluno, permitindo que a matemática seja
significativa para a criança, tornando seu estudo o mais natural possível.
OBJETIVOS DA SÉRIE:
-Desenvolver as percepções da criança através da interação social, fortalecendo seu desenvolvimento cognitivo, para a compreensão do processo de leitura,escrita e aquisição de novos conhecimentos. Ampliar a criatividade bem como seu relacionamento com colegas e professores. Trabalhar o equilíbrio afetivo - emocional com jogos, brincadeiras e atividades lúdicas.
- Proporcionar desenvolvimento afetivo- cognitivo -motor e psicossocial da criança para que ela consiga desenvolver habilidades de estudo e pesquisa
- Desenvolver o pensamento crítico diante de problemas sociais e econômicos.
- Capacidade de atuar na sociedade como cidadão consciente do seu papel e do outro.
- Resolver problemas do seu dia-a-dia.
- Raciocínio lógico
- Habilidades de leitura, escrita e linguagem oral
OBJETIVOS ao se trabalhar as noções de tempo, espaço linguagem escrita e oral é promover a consciência de si e do outro, tão necessária para a participação em grupo e em sociedade.
JUSTIFICATIVA:
Propõem-se um trabalho de forma lúdica, informativa como atividade introdutória sobre os temas abordados.
As brincadeiras, músicas, cantos, desenhos, imagens, dramatizações, maquetes, poemas, histórias, rimas, acrósticos e filmes, servirão para identificar e registrar os acontecimentos, permitindo aos alunos a sistematização de conhecimentos, com recursos facilitadores que estimulem a verbalização de vivências e opiniões.
LÍNGUA PORTUGUESA:
-Desenvolvimento da expressão oral;
-Identificar oral e auditivamente as letras do alfabeto;
-Identificar,ler e escrever vogais;
-Desenvolver o início da expressão escrita e leitura incidental;r seu nome;
-Identificar letras entre rabiscos, desenhos números e outros símbolos gráficos;
-Conhecer e ler os padrões da escrita;
-Escrever palavras, frases e textos simples;
-Segmentar palavras em sílabas;
-Ordenar a escrita, observando a disposição adequada na página com margem, parágrafo, espaçamento entre palavras e título;
-Utilizar os sinais de pontuação em textos simples;
-Usar ponto final, ponto de exclamação, de interrogação e vírgula;
-Empregar a letra maiúscula em início de frase e nomes próprios;
-Produzir rimas;
-Ordenar partes de um texto, observando temporalidade;
- Construir a compreensão global de um texto;
-Ordenar partes de um texto, observando sequenciação de texto em livros e no caderno;
- Inferir informações explícitas.
MATEMÁTICA:
-Identificar as figuras geométricas:
-Relacionar parte e todo;
-Relacionar número e quantidade;
-Reconhecer o real significado e uso dos números em seu contexto;
-Reconhecer e usar sinais e símbolos convencionais da linguagem matemática;
-Resolver problemas orais com números naturais, envolvendo operações de adição e subtração;
-Contagem de 1 em 1, 2 em 2, 5 em 5, 10 em 10;
-Representar graficamente os numerais;
-Conceitos matemáticos, grande/pequeno, maior/menor, mais/menos, perto/longe, leve/ pesado;
-Dezena, meia dezena;
- Adição e subtração de numerais;
-Trabalhar com atributos de objetos, cor, espessura, forma e tamanho;
-Construir noções topológicas: proximidade, separação, vizinhança, continuidade, relação de semelhanças e de oposição, interior, exterior, fronteira, estar entre e contiguidade
-Localizar pontos de referencia para orientação espaço- temporal;
-Ler e relacionar informações em tabelas e gráficos;
-Construir gráficos, colunas equadros;
-Reconhecer as diferentes relações entre os números, sequenciando e coordenando-os;
CIÊNCIAS
-Partes do corpo;
-Órgãos do sentido;
-Exploração do ambiente;
-Partes da planta e funções;
-Germinação e crescimento das plantas;
-Alimentação saudável;
-Higiene e saúde;
-Estações do ano;
-Cores;
-Dia e noite;
-Meios de transporte ;
-Estados Físicos da água;
-Seres vivos;
ENSINO RELIGIOSO:
-Necessidades da vida em sociedade;
-Respeito;
-Boas relações;
-Aceitação de si e do outro;
-Cuidado com o meio ambiente;
-Valores;
ARTES:
-Modelagem;
-Pintura;
-Dramatizações;
-Recorte e colagem;
-Dobradura;
-Teatro;
-Desenho livre;
-Maquete;
-Alinhavo;
-Pontilhado.
EDUCAÇÃO FÍSICA:
-Jogos com regras;
-Recreação;
-Atividades que envolvem força, resistência, flexibilidade. capacidade motora, ritmo, equilibrio, coordenação ampla e fina;
- Jogos que estimulem a atenção, observação e concentração;
HISTÓRIA E GEOGRAFIA:
-Eu e o espaço onde vivo;
-Noções de:
.espaço
.lateralidade
.posição
.tempo( ontem, hoje, amanhã)
.ritmo(rápido, lento, vagaroso )
-Delimitação do espaço:
.na sala de aula,
.no caderno (margem, mudar de folha)
-Localizar objetos e sua movimentação no espaço;
--Construir noções topológicas: proximidade, separação, vizinhança, continuidade, relação de semelhanças e de oposição, interior, exterior, fronteira, estar entre e contiguidade;
-Localizar pontos de referências para orientação espaço- temporal;
-História pessoal e familiar;
-História do nome (certidão de nascimento e fotos);
-Origem do sobrenome;
-Arvore Genealógica;
-Linha do tempo;
-Gráficos;
-Tipos de famílias;
-Fontes Históricas;
-Documentos orais ( contos, histórias, depoimentos, entrevistas)
-Documentos escritos ( certidões, atas, cartas, diários, escrituras, carteira de vacinação e de identidade);
-Documentos visuais (fotos e vídeos);
-Documentos materiais e utensílios domésticos, vestuários,, moedas)
-Localização espacial:
-Trajeto para a escola ( paisagem natural e artificial, espaço geográfico);
-Espaço rural e urbano;
-Endereço (vizinhança);
-O que precisamos para viver;
-Tipos de trabalhos;
-Profissões;
-Estações do ano;
-Movimentos da terra;
-Sistema Solar;
-Lazer;
-Saúde;
-Hábitos de higiene.
AVALIAÇÃO:
Entende-se o processo avaliativo como contínuo e multifacetado que serão concretizados por meio de observação, testes e registros periódicos no trabalho diário com o aluno, englobando a participação oral. Quanto a produção escrita, tanto individual quanto escrita, incentivando a auto avaliação, a participação, o interesse, respeitando o ritmo de aprendizagem de cada aluno.
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