quinta-feira, 25 de agosto de 2011

 HISTÓRIA
 FUNDAMENTAÇÃO E CARACTER1ZAÇÃO

                   O estudo da História é importante porque desenvolve a compreensão de que a realidade social resulta da ação do individuo em seu meio. Portanto, é um processo de construção coletiva onde tudo está inter-relacionado e seu estudo deverá partir de urna postura crítica sobre o mundo em que vivemos. Assim, é de fundamental importância a contextualização do processo histórico e a valorização do processo de respeito, da responsabilidade, da colaboração e do comprometimento para com a comunidade a qual pertencemos.
                  A História visa instrumentalizar o homem com o conhecimento científico, para a formação do pensamento crítico e o exercício consciente da cidadania, tendo corno ponto de partida a análise do trabalho realizado pelos homens, fundamentado no pado comum, no seu grupo de convívio, mas ao mesmo tempo voltado para a história dos povos.
              Queremos que o aluno situe-se historicamente ao final do Ensino Fundamental e o ponto de partida de seu estudo é a realidade social imediata. O presente tem primazia sobre o passado, unicamente devido ao fato de que o presente se impõe e permite modificar o mundo.
               Procuraremos tomar a escola um espaço onde o saber popular e o saber sistematizado se associem, contribuindo com elementos de integração e de crescimento para o sujeito que aprende.
             Desejamos um trabalho voltado à realidade do aluno para que ele construa o seu conhecimento e procure buscar soluções para seus problemas.
             Mostraremos o saber histórico dando noções e conceitos, tais corno: espaço, tempo, orientação, localização, relação social, básicos para este estudo,
                Esses elementos deverão criar condições de trabalho que favoreçam os diferentes ritmos de aprendizagem, para que o aluno consiga desenvolver-se aprendendo,
Participando e visando atitudes e comportamentos que o encaminhem para a formação do sujeito-cidadão, pronto para o raciocínio frente às questões de injustiças sociais e de comprometimento coletivo.

OBJETIVO GERAL
Desenvolver no aluno a criticidade, sua capacidade de pensar e situar-se e munir-se como sujeito da história, a partir do estudo das relações sociais, políticas e econômicas nas sociedades ao longo do processo histórico.



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