quinta-feira, 25 de agosto de 2011

 8ª Série/9°Ano - E.F.
  Ensino Religioso



1. Despertar para a importância de um projeto de vida, para que ajude a construir a pessoa que quer ser.
2. Sensibilizar para urna visão mais integral da saúde, para que lutem por esse importante e necessária condição de vida sua e do povo.
3. Apresentar os princípios que norteiam urna educação libertadora voltada para a fraternidade e a justiça, para que o educando assuma-se como sujeito do processo
educativo.
4, Refletir sobre a relação entre as exigências de Deus e a participação em tudo o que
organiza e regula a sociedade humana, para que tenham clareza sobre a justiça humana e divina.
5. Alertar para que os meios de construir a reconciliação e a harmonia sejam comprometidos com a paz.
6. Mostrar a coincidência entre as inspirações humanas mais profundas e o plano de Deus, que deseja a realização completa do ser humano, para que possam descobrir o
sentido da vida.
7. identificar os diversos estágios do amor, para que possam concluir que, para ser autêntico, o amor precisa crescer e se renovar a cada dia.
8. Concluir que a verdade absoluta reside em Deus, para que possam orientar sua vida conforme seus sentimentos.
9 Refletir sobre o equilíbrio entre a importância da coesão do grupo familiar e a necessária abertura das famílias, do serviço da comunidade e as exigências da
fraternidade e da justiça, para que sintam comprometidos com sua família.
10. Cultivar os valores essenciais da vida, como: Deus, religião, liberdade, família, amizade, diálogo, direitos e deveres, para alicerçar a vida de maneira global.
.11. incentivar a confiança no projeto de Deus, que garante a vitória da vida, para que
possam organizar sua vida com princípios evangélicos.
12. Desenvolver a importância do próprio crescimento pessoal (físico, afetivo, social, moral, religiosa e vocacional), em ligação com os outros e com o mundo, para que
haja a necessária inserção na comunidade humana e cristã.
13. Descobrir a experiência da própria liberdade como procura da autonomia, identificação e engajamento, para que assumam um empenho pessoal na construção
da sociedade.
14. Abrir-se para uma proposta religiosa a partir de sua experiência, dos valores,
descobertas na própria vida, na dos colegas e no mundo, para uma vivência integrada e fel.
15. Refletir sobre o relacionamento homem / mulher, suas consequências para a
felicidade de ambos, para que percebam a necessidade de um projeto de urna vida mais humana.
16. Reconhecer a importância de sermos limitados em nossas ações, identificando que a liberdade exagerada nos leva a consequências infelizes.
17. Conhecer orientações de vida nas normas, crenças e doutrinas das tradições
religiosas.
18. Vivenciar o mistério transcendente pelos ensinamentos, ritos e doutrinas.
19. Refletir sobre a vocação de cada um e os diversos feitos de marcar presença no inundo, para que possam fazer a escolha certa.
20. Aprofundar experiências de encontro com Deus na oração, para que possam construir a sua vida, desenvolvendo o aspecto religioso do ser humano.

21. Sensibilizar os alunos quanto aos problemas sociais, para que possam se compro meter com a solidariedade.
22, Apresentar alguns caminhos que facilitem a construção de um projeto de vida voltado para ajustiça e a fraternidade.
23. Desenvolver a percepção do papei da generosidade gratuita de Deus conosco, como convite para sermos nós também portadores dessa gratuidade no serviço que prestamos aos outros.
24. Apresentar o saudável equilíbrio entre a confiança no futuro e a prudência, para que a pessoa possa fazer o melhor possível a cada dia.
25. Analisar OS diferentes tipos de relacionamentos, para que possam valorizar a autenticidade no seu relacionamento com as pessoas e com Deus,
26. Destacar como objetivo a ser perseguido, a construção pessoal de cada um na fidelidade aos princípios éticos, para que promovam sua vida melhor, de acordo com o projeto de Deus.
27. Conhecer e valorizar diversas campanhas desencadeadas pelas instituições religiosas, engajando-se na luta pela valorização da vida.
28. Reconhecer o sentido da vida perpassada pelo sentido da morte.

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