GEOGRAFiA
FUNDAMENTAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO
O ensino da Geografia é a relação homem/natureza/trabalho. Como ciência social tem por objetivo a análise da dimensão espacial dos fenômenos sociais, evidenciando os aspectos naturais da perspectiva da ação humana, apropriando-se da natureza para produzir e distribuir os bens necessários e sua reprodução e transformação.
A Geografia vê o espaço como totalidade, propiciando ao aluno as condições para compreender a realidade e sua constante transformação, preparando-o para construir sua Identidade e sua própria história, promovendo exercício da cidadania pela formação de atitudes de participação, envolvimento e comprometimento com a sociedade, tendo direito á saúde, à educação, acesso à moradia e à terra, preservando e conservando a biodiversidade e qualidade ambiental.
Acreditamos que o aluno possa ter urna maior clareza do mundo onde vive,
passando a identificar-se como parte do mesmo a fortalecer a identidade do grupo a que pertence. Esse individuo com desejo de justiça, fraternidade e igualdade.
Visamos preparar alunos para que construam concretamente a sua vida, que formulem ideias, forjando concepções, explicações sobre o mundo, sobre a sociedade e sobre si próprio como homens, para que descubram a realidade partindo da experiência cotidiana
Optamos por um trabalho que prepare para a vida na construção da cidadania
plena, para que seja um agente de mudança no meio em que vive.
Buscamos a formação de pessoas aptas a descobrir a realidade, partindo desse processo de construção, respondendo as necessidades e criando novas, de acordo com as condições existentes, para que se localizem no espaço e no tempo e percebam o mundo e as ações do homem na natureza.
Possibilitamos ao aluno construir sua própria identidade e de seu grupo, através
de uma escala de valores. Diante da visão do todo, o educando escolhe sua postura de forma consciente, clara e objetiva, visando um pensar e um agir responsável.
Optamos por unia maior participação na vida sócio-econômica-politica e cultural
do País, sendo sujeito do seu desenvolvimento, dentro de uma prática democrática e de um trabalho de qualidade.
Optamos por uni trabalho socializante na busca de um ensino coerente com a realidade e avaliando o interesse, a responsabilidade e a dedicação dos alunos, para que tenham uma visão crítica e global do mundo em que vivem, atuando de forma a que possam intervir transformando o meio em que vivem.
Utilizamos uma metodologia abrangente e criativa através de trabalhos práticos e
teóricos, individuais e coletivos, que proporcionem, de forma eficiente e gradativa, a construção do conhecimento, num processo de elaboração e criação.
OBJETIVO GERAL
Compreender as relações socioculturais e o funcionamento da natureza ás quais
historicamente pertencem e também conhecer e saber utili2ar o conhecimento geográfico.
FUNDAMENTAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO
O ensino da Geografia é a relação homem/natureza/trabalho. Como ciência social tem por objetivo a análise da dimensão espacial dos fenômenos sociais, evidenciando os aspectos naturais da perspectiva da ação humana, apropriando-se da natureza para produzir e distribuir os bens necessários e sua reprodução e transformação.
A Geografia vê o espaço como totalidade, propiciando ao aluno as condições para compreender a realidade e sua constante transformação, preparando-o para construir sua Identidade e sua própria história, promovendo exercício da cidadania pela formação de atitudes de participação, envolvimento e comprometimento com a sociedade, tendo direito á saúde, à educação, acesso à moradia e à terra, preservando e conservando a biodiversidade e qualidade ambiental.
Acreditamos que o aluno possa ter urna maior clareza do mundo onde vive,
passando a identificar-se como parte do mesmo a fortalecer a identidade do grupo a que pertence. Esse individuo com desejo de justiça, fraternidade e igualdade.
Visamos preparar alunos para que construam concretamente a sua vida, que formulem ideias, forjando concepções, explicações sobre o mundo, sobre a sociedade e sobre si próprio como homens, para que descubram a realidade partindo da experiência cotidiana
Optamos por um trabalho que prepare para a vida na construção da cidadania
plena, para que seja um agente de mudança no meio em que vive.
Buscamos a formação de pessoas aptas a descobrir a realidade, partindo desse processo de construção, respondendo as necessidades e criando novas, de acordo com as condições existentes, para que se localizem no espaço e no tempo e percebam o mundo e as ações do homem na natureza.
Possibilitamos ao aluno construir sua própria identidade e de seu grupo, através
de uma escala de valores. Diante da visão do todo, o educando escolhe sua postura de forma consciente, clara e objetiva, visando um pensar e um agir responsável.
Optamos por unia maior participação na vida sócio-econômica-politica e cultural
do País, sendo sujeito do seu desenvolvimento, dentro de uma prática democrática e de um trabalho de qualidade.
Optamos por uni trabalho socializante na busca de um ensino coerente com a realidade e avaliando o interesse, a responsabilidade e a dedicação dos alunos, para que tenham uma visão crítica e global do mundo em que vivem, atuando de forma a que possam intervir transformando o meio em que vivem.
Utilizamos uma metodologia abrangente e criativa através de trabalhos práticos e
teóricos, individuais e coletivos, que proporcionem, de forma eficiente e gradativa, a construção do conhecimento, num processo de elaboração e criação.
OBJETIVO GERAL
Compreender as relações socioculturais e o funcionamento da natureza ás quais
historicamente pertencem e também conhecer e saber utili2ar o conhecimento geográfico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário