quinta-feira, 25 de agosto de 2011

8ª série /9° ano — E. F.
CIÊNCIAS
* Identificar o conceito e a importância da física.
*Cornparar medidas de comprimento, massa e tempo.
* Relacionar as grandezas físicas escalares e vetoriais.
*Resolver problemas simples, utilizando os conceitos de repouso, movimento, velocidade média, tipos de movimento (uniforme e variado), aceleração e queda livre
dos corpos.
* Explicar, em situações-problema, as máquinas simples com dispositivos mecânicos que facilitam a realização de um trabalho.
* Identificar conceitos fundamentais e importância da química.
*Comparar a densidade de diferentes líquidos colocados em um mesmo recipiente.
*Reconhecer conceitos de matéria, corpo, objeto, energia e molécula.
*Reconhecer fórmulas de moléculas de algumas substâncias comuns no meio ambiente e no cotidiano.
*Reconhecer as propriedades gerais e específicas da matéria.
* Identificar a constituição da matéria, características, diferenças e mudanças.
* Identificar o conceito, as partes e partículas do átomo.
* Identificar com noções básicas conceito, nome, símbolo e notação de elementos
químicos, bem como os períodos e família da tabela periódica.
*.Ana1isar a distribuição eletrônica.
* Identificar o número atômico, número de massa, isótonos, isóbaros e isótopos.
*Comparar conceitos e diferenças entre substâncias simples, pura e composta.
* Reconhecer os principais exemplos de alotropia.
* Reconhecer misturas e reações químicas em situações do cotidiano.
*comparar conceitos e diferenças entre fenômenos físicos e químicos.
*Interpretar efeitos da poluição, para que a produção de chuva ácida, intensificação do efeito estufa, poluição do solo e da água sejam controladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário