quinta-feira, 25 de agosto de 2011

 7ª Série/8°Ano - E.F.
 Ensino Religioso



1. iniciar um processo de conhecimento prévio, para que possam assumir a vida e suas transformações com confiança e equilíbrio.
2. Descobrir um mundo novo, também em crescimento, e o projeto de Deus Mundo, que é o “homem novo” em Jesus Cristo, para um desenvolvimento integral.
3. Descobrir que a essência do ser humano é ser criado a sua Imagem e Semelhança, para que possam desenvolver sua relação com Deus de maneira confiante e amável e que o ser humano só atinge sua plenitude com Ele.
4. Destacar o compromisso envolvido na opção cristã que não é cumprir ritos nem simpatizar com uma filosofia, para que possam perceber que é comprometer a vida inteira com o projeto do Reino de Deus.
5. Apresentar Jesus como culminância da história, para que possam conhecer seu projeto.
6. Cultivar os valores de Deus, da família, religião, liberdade, diálogo, direitos e deveres, para pratica os valores essenciais da vida.
7. Sensibilizar os alunos quanto aos problemas sociais, para que possam assumir alternativas e participar com gestos de solidariedade, formando uma atitude solidária.
8. Concluir que para ser mais humano, mais realizado e feliz, é necessário conhecer-se, para que possam, com espírito critico, analisar as influências recebidas do meio em
que vivem.
9. Reconhecer que o auto-conhecimento é essencial, para que possam crescer tanto espiritualmente quanto em outras dimensões.
10. Identificar as principais características da adolescência, para que possam se conhecer melhor e assumir a trajetória de seu próprio crescimento.
11. Concluir que, para ter fé, é indispensável a consciência de que se é uma criatura necessitada, completa e carente, para que percebam a necessidade de desenvolvê-. la com o Dom recebido de Deus para a realização humana.
12. Reconhecer a existência dos perigos como realidade desafiadora, para que possam protegê-la em qualquer circunstância, conservar a beleza da vida.
13, Conscientizar o aluno da primazia da vida em toda a sua grandeza, para que se reconheçam capazes de assumir suas próprias defesas contra os perigos da vida,
tomando a prudência como seu escudo principal.
14. Reconhecer a temperança como o autocontrole indispensável, para que possam usufruir adequadamente do prazer de viver.
15. Reconhecer que a justiça é o fundamento de qualquer relacionamento social, para que possam respeitar os direitos de todos e de cada um.
16. Identificar a oração e os elementos que compõem uma boa oração, para que possam perceber a importância dessa conversa com Deus, como fonte de vida, de amor, de felicidade, para um bom relacionamento autêntico e perseverante.
17. Perceber que a oração e a reflexão são necessárias ao crescimento da pessoa na fé e no engajamento social, para que assumam seus compromissos humanos.
18. Reconhecer que a verdadeira felicidade depende principalmente do espaço que damos a Deus em nossa vida, mantendo um relacionamento harmonioso e
igualitário.
19. Conhecer e analisar diversas campanhas de encadeadas pelas instítuinções religiosas, engajando-se na luta pela valorização da vida

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