quinta-feira, 25 de agosto de 2011

  Série/7°Ano - E. F.
 Ensino Religioso

1. Desenvolver o senso religioso na dimensão com o transcendente, para que sintam a necessidade de harmonizar-se para estar em sintonia com Deus.
2. Oferecer condições para urna percepção de suas transformações para uma maior
aceitação e sintam a presença de Deus Amor, no relacionamento fraterno.
3. Valorizar entre todas as características humanas, a capacidade de transformar o
ambiente em que vive e Ter consciência de sua própria existência e do peso de seus atos, para fazer perceber em cada ser humano uma obra preciosa, única e irrepetivel.
4. Valorizar a amizade sincera, para que percebam que não temos o direito de esperar dos outros o que não estamos dispostos a dar.
5. Concluir que o planeta Terra, os seres vivos, inclusive o homem, são produtos do processo evolutivo, para que entendam que nós, apesar de novos sobre a face da terra, lemos um destaque especial dentre todos os outros seres.
6. Identificar a inteligência como um dos atributos do homem, para que percebam que são superiores a todos os outros seres, mas devem com isso entender que devem respeitar e valorizar a todos.
7. Caracterizar a liberdade como faculdade que nos permite optar entre duas ou mais
alternativas, para que concluam que o bom uso da liberdade leva à realização humana e o mau uso, ao contrário, à infelicidade.
8. Entender que ser responsável é algo indispensável, para que analisem e assumam as consequências de seus próprios atos.
9. Sentir que o amor é energia essencial à vida humana, para que sintam que toda apessoa é capaz de amar.
10. Perceber a inteligência, a liberdade e a capacidade de amar são essenciais, para que o homem se torne a semelhança de Deus.
11. Perceber que a linguagem bíblica é fruto da cultura de uma época e de um povo, mas entendam que a sua mensagem possui um valor inestimável.
12. Concluir que a vida humana possui um valor inestimável, para que percebam que os valores devem ser hierarquizados, tendo em vista a realização plena do homem.
13. Identificar a noção de valores, reconhecer va1ors universais e particulares, para que concluam que a pessoa humana possui um valor inestimável.
14. Identificar e exemplificar valores estéticos, materiais, morais e religiosos, para que percebam que existe uma hierarquia de valores e que a realização humana depende da obediência a essa hierarquia.
.15. Perceber que Deus mandou amá-lo sobre todas as coisas, para entendermos a essência da vida e com isso podermos nos realizar.
16. Compreender que o amor próprio é uma exigência da natureza humana, para que entendam que somente quando vivenciamos esse amor, poderemos amar o outro.
17. Entender que é impossível amar a Deus e a si próprio se não experienciamos o amor ao outro, pois só assim nos realizaremos e viveremos felizes.
18. Identificar Jesus corno presença viva, para ter a real confiança que Jesus, com toda a sua perfeição, está sempre conosco nos ajudando.
19, Descobrir a importância e o valor do Espírito Santo e seus dons, para que vivamos felizes e conscientes do amor de Deus, por nós e da nossa missão de concretizarmos os ensinamentos de Jesus em nosso meio.

20. Conscientizar os alunos de que é impossível amar a Deus e a si próprio, sem amar o próximo, para que entendam o verdadeiro sentido da solidariedade e da fraternidade cristão.
21. Oportunizar a leitura e prática dos ensinamentos de parábolas e relacionar os ensinamentos em ações diárias.
22. Identificar as ações diárias que realizamos, para que concluam que o perdão é a condição indispensável para vivermos bem na comunidade viva de Deus.
23. Perceber o verdadeiro sentido do Natal, para que entendam que essa deve ser vivida e celebrada com amor, fraternidade entre a família, os amigos e a sociedade.
24. Favorecer a compreensão das verdades e afirmações de fé das tradições religiosas, bem corno os elementos básicos que compõem o fenómeno religioso, a partir das experiências religiosas percebidas no contexto escolar.
25. identificar, comparar e analisar diferentes tradições religiosas.
26, Estabelecer diferença entre ERE e catequese.
27, Oferecer condições para um auto-conhecimento, percepção de suas transformações para urna aceitação e sintam a presença de Deus Amor, no relacionamento Fraterno.
28. Reconhecer e valorizar o ser humano, o meio, a cultura e a religiosidade.
29. Reconhecer Jesus de Nazaré como filho de Deus.
30. Reconhecer o privilégio de poderem usufruir, da imensa variedade das belezas naturais, para que identifiquem a expressão do poder e da bondade de Deus.
31. Conhecer e analisar diversas campanhas desencadeadas pelas instituições religiosas, engajando-se na luta pela valorização da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário