quinta-feira, 25 de agosto de 2011

 ENSINO RELIGIOSO
 FUNDAMENTAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO

                 Queremos um Ensino Religioso que seja um componente curricular que eduque o ser humano num sentido profundo de religiosidade, devendo ser parte integrante do processo educativo, ajudando a desenvolver a dignidade do ser criado a imagem e semelhança de Deus.
               Desenvolver seus dons e a percepção de suas experiências e limites, de ser
criatura, de consciência do bem e do ma, do apelo ao transcendente, procurando respostas para situaØes e fatos que, às vezes, vão além do nosso entendimento.
               Precisamos despertar no aluno a sensibilidade, a solidariedade, o senso de coletividade e relacionamento harmônico consigo e com o outro, buscando a paz, a justiça, possibilitando a reflexão e a descoberta de valores essenciais, como discriminações, respeitando e fazendo-se respeitar, incentivando uma relação fraterna com o outro sujeito, livre a apto a assumir seus compromissos sociais diante das injustiças.
             Acreditamos que os elementos importantes sejam a vida pessoal e social do homem e cabe ao Ensino Religioso oportunizar condições para que o aluno tenha o discernimenlo de uma opção de fé. com liberdade, sem que seja pressionado ou conduzido por determinado segmento religioso, a celebração da vida., a oração, o encontro com Deus, a meditação, a amizade e ajuda fraterna, desafiando um projeto de vida em relação aos questionamentos existenciais: quem sou? O que busco? De onde vim? Para onde vou? Qual a minha missão como sqjeito e agente da história?
              Portanto, o Ensino Religioso pode possibilitar situações para que o aluno encontre seus anseios fundamentais do ser humano, contribuindo assim para um mundo melhor e comprometendo-se com uma prática educativa de respeito às diferentes manifestações religiosas, credos e tendo a pessoa como centro da ação.
Buscamos um Ensino Religioso que comprometa o aluno conforme o seu credo de fé. integrando-se e participando de sua comunidade, como agente de transformação da sociedade, que ele possa aplicar princípios de sua fé, na vivência cotidiana, na família e na comunidade.

OBJETIVO GERAL
              Proporcionar a formação do espírito inter-religioso na busca e no cultivo de
valores morais, éticos e religiosos, vivenciando hábitos e atitudes conscientes na busca da transcendência e da cidadania.

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