quinta-feira, 25 de agosto de 2011

 5ªSérie/6°Ano- E. F.
 Ensino Religioso


1. Desenvolver o senso religioso na dimensão com o transcendente, para que sintam a necessidade de harmonizar-se para estarem em sintonia com Deus.
2. Oferecer condições para um auto-conhecimento, percepção de suas transformações, para unia maior aceitação e sintam a presença de Deus amor, no relacionamento fraterno.
3. Promover a solidariedade e igualdade entre todos os alunos da escola, para que cresçam sem preconceitos, pois somos todos iguais perante Deus.
4. Reconhecer o privilégio de poderem usufruir da imensa variedade das belezas naturais, para que identifiquem a expressão do poder e da bondade de Deus.
5. Conscientizar-se de que são eles próprios os artífices da obra de suas vidas e de que ser bom, amigo, sábio e cristão, é uma questão de escolha lúcida e responsável.
6. Identificar a bondade como uma virtude indispensável à realização, para que entendam e reconheçam a plenitude do ser humano.
7. Constatar que a verdadeira sabedoria consiste em tomar-se mais saudável, mais realizado e feliz para que percebam que não há limite de idade para se propor a aprender mais.
8. Perceber que ser bom e feliz significa viver intensamente o belo e o bom da vida, para que multipliquem ao seu redor o amor, a alegria e a fraternidade na busca de um mundo melhor.
9. [)esenvolver o desejo autêntico de conhecer a pessoa de Jesus, vida e mensagem, para que se libertem das limitações de conceitos pré-fabricados sobre Ele.
10. Ajudar os alunos a substituirem o conceito de um Jesus abstrato e impessoal, para que venham a sentir um fascínio especial pela imagem de um Jesus vivo, empolgante e único.
11. Auxiliar os alunos na constatação da originalidade de Jesus que, rompendo com as tradições estabelecidas, aproxima o Reino de Deus ao mundo humano.
12. Colaborar diante das necessidades da comunidade e dos irmãos, para que sintam que são também interpelações de Deus.
13. Perceber na esperança cristã uma nova maneira de ver a vida, onde os problemas assumem outras proporções, para que sintam presente a certeza maior do amor de Deus por cada um de nós.
14. Proporcionar a vivência solidária com as pessoas idosas, carente e doentes e percebam a necessidade que têm de serem respeitadas e valorizadas pela sociedade.
15. Perceber o verdadeiro sentido do Natal, para que entendam que essa festa para ser verdadeira, deve ser vivida e celebrada com amor, fraternidade entre a família, os amigos e a sociedade.
16. Conscientizar o educando sobre os desajustes sociais e humanos (vícios, violências, drogas...)
17. Saber relacionar-se consigo, com o outro e com Deus.
18. Conhecer e analisar diversas campanhas desencadeadas pelas instituições religiosas, engaj ando-se na luta pela valorização da vida.
19. Desenvolver o senso religioso para que sintam a necessidade de harmonizar-se com Deus.
20. Oferecer condições para uni auto-conhecimento, perceber suas transformações para uma maior aceitação e sintam a presença de Deus Amor no relacionamento fraterno.

21. Reconhecer o privilégio de poderem usufruir da imensa variedade das belezas naturais, para que identifiquem a expressão do poder e da bondade de Deus.
22. Identificar e vivenciar valores, determinando atitudes e comportamentos na prática diária.
23. Reconhecer a importância de nos envolvermos na prática religiosa.
24. Valorizar a origem da vida e da criação.
25. Reconhecer a importância da origem da vida e da criação.

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