segunda-feira, 22 de agosto de 2011

 LÍNGUA PORTUGUESA
 FUNDAMENTAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO
O domínio da língua é decisivo na possibilidade de plena realização do indivíduo na sociedade.
Objetivando a formação de seres humanos comunicativos, participativos, conscientes. críticos e transformadores, o ensino da Língua Portuguesa deve caminhar na perspectiva do homem ser condutor de sua história e sujeito de relações sociais.
Entender a língua como instrumento de luta na conquista do espaço pessoal e de interação na sociedade, bem como numa realidade flexível, móvel no tempo e no espaço.
Acreditando que a escola é um importante elemento de contribuição no desenvolvimento e transformação social, propomos:
• Uma metodologia desafiadora que busque a auto-descoberta da capacidade de pensar, construindo assim o conhecimento.
• Um fazer didático-pedagógico que oportunize a construção coletiva, que comprometa educando e educador no processo de desenvolvimento cultural e interação social.
• Um trabalho que requeira o conhecimento e a compreensão do aluno e professor sobre a realidade histórica, social e cultural, respeitando a variante linguística do aluno e proporcionando-lhe condições de apropriação da modalidade culta da língua através de um trabalho harmonioso entre as quatro habilidades básicas: ler, ouvir, falar e escrever.
E importante que aconteça o diálogo professor-aluno. Esta interlocução mudará o discurso tradicional ‘da escola, onde o aluno é mero ouvinte. Agora passa a ser parte ativa do diálogo, já que tanto o professor quanto o aluno têm direito à palavra.
A leitura não deve ser somente decodificação de sinais e sim interpretação de forma crítica de um determinado texto, pois é através da leitura que ampliamos a visão do mundo e a capacidade criativa.

 Precisamos assumir de forma total e constante a leitura na escola. Por isso devemos nos
preocupar com a qualidade do texto a ser lido. Esta qualidade inclui diversidade, para que
a experiência seja motivante e bem sucedida, sendo um meio de informação e principalmente uma atividade prazerosa e estimulante, pois só assim a escola estará fazendo o seu  papel de  proporcionar e despertar o gosto pela leitura.
  OBJETIVO GERAL
Formar alunos comunicativos, participativos, conscientes, criativos e transformadores, através do conhecimento, do pensamento crítico-reflexivo e criando situações que o levem a ouvir, falar, ler e escrever dentro dos padrões linguísticos.

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