quinta-feira, 25 de agosto de 2011

 EDUCAÇÃO FÍSICA
 FUNDAMENTAÇÃO E CARACTE.RlZAÇÃO:

           No século XX, a Educação Física escolar sofreu no Brasil, influências de correntes de pensamento filosófico, tendências políticas, científicas e pedagógicas. Assim até a década de 50, a Educação flsica ora sofreu influências provenientes da filosofia positivista, da área médica (higienisrno), de interesses militares (com intuito de preparar o aluno para as atividades militares), ora acompanhou as mudanças no próprio pensamento pedagógico.
           Na década de 70, fora estes objetivos já. citados, foi incorporado o vínculo entre o
esporte e o nacionalismo, onde a Educação Física passou a visar mais a performance, com o
intuito de formar atletas. Como o Brasil não se tomou uma potência mundial nos esportes, a
Educação Fisica com estes intuitos passou a ser contestada, o enfoque passou a ser o
desenvolvimento psicomotor do aluno, tirando da escola a função de trabalhar os esportes
de alto rendimento.
           A LDB promulgada em 1996, busca a transformação do caráter que a Educação Fíca assumiu nos últimos anos, enfatizando-a em todas as séries iniciais e não quinta à oitava séries como era anteriormente, promovendo uma maior autonomia às escolas.
           E fundamental que a comunidade escolar se responsabilize da integração desta área
 de conhecimento humano ao projeto pedagógico da escola, para desenvolver e estimular o lado biológico do homem, suas aptidões corporais e sensouiais e, concomitantemente, o lado emocional, pois o homem, sendo urna unidade não age por partes e sim como um todo.
Não existe um corpo que faz e wn cérebro que pensa, o que existe é um ser que faz e pensa sem qualquer divisão". PIAGET

 OBJETIVO GERAL:
Proporcionar atividades de recreação, lazer e iniciação ao desporto, como un piâtica social, as quais promovam a solidariedade, a criatividade, a integração, a autonomia e a socialização do educando, além de desenvolver potencialidades individuais nos aspectos fisico, afetivo e intelectual.

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