segunda-feira, 22 de agosto de 2011


              SÉRIES INICIAIS
CLIENTELA: 3° ANO  ENSINO FUNDAMENTAL ( 9ANOS)
RESPONSÁVEL :ROSANGELA TAMIOZZO MENEGOL
              

3º ANO
 FUNDAMENTAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO
      Compreendemos que é no início da vida escolar que consolidam os valores, os conhecimentos, através da descoberta, experimentação e da construção individual e coletiva do saber. O currículo representa a vida da escola, é pelo ato pedagógico que o individuo aprende, edificando as experiências reais, concretas, baseado na sua cultura e na intercessão do professor como mediador do conhecimento.
    Acreditamos que o sujeito aprende, realiza trocas reciprocas com os objetos do mundo que o rodeia de tal modo que, o processo de construção do conhecimento provoque, ao mesmo tempo, um processo de novas interações com outros conhecimentos enriquecendo o campo do saber.
    Optamos por uma metodologia baseada na descoberta, centrada em atividades desafiadoras tomando os alunos agentes de sua própria aprendizagem, capazes de interagir com as diferentes situações do dia-a -dia com o meio onde vive, corno um ser crítico.
     Utilizamos urna metodologia prática baseada na descoberta do desenvolvimento de ias capacidades e formando um individuo autônomo, critico e transformador.
     Oportunizamos novas relações com a natureza, com o mundo e com o outro, relação que está baseada no amor, na compreensão, no diálogo, na sinceridade, na responsabilidade, na cidadania, na liberdade, enfim numa plenitude global do ser interrelacionado consigo, superando suas limitações.
    Investigamos através do ato pedagógico, o sujeito que aprende, que internamente contrói a experiência concreta de aprender, tendo como base as contribuições da cultura e mediação do professor.
    Buscamos desenvolver todas as capacidades de pensar, sentir e agir do educando, respeitando o estágio em que se encontra cada aluno dando continuidade ao processo de alfabetização.
     Queremos que a fé e a espiritualização sejam componentes permanentes na vida religiosa onde brota o sentimento profundo da vida, percebendo a importância e a necessidade da convivência e ajuda mútua entre as pessoas com as quais eles convivem, construindo relações interpessoais.
       Desejamos realizar um trabalho pedagógico voltado para a importância da família da vida do aluno para que ele se torne fraterno com as pessoas que o cerca.
         Propomos um maior conhecimento de suas dimensões, onde possamos formar cidadãos capazes de assumir e praticar cidadania.
     Estimulamos a criança a dominar seus movimentos e perceber seu corpo
globalmente através de jogos e brincadeiras. -
      Exploramos o potencial artístico e o gosto pelas artes através de trabalhos coletivos, modelagens, criação de histórias e dramatizações.
      Realizamos trabalhos envolvendo a reconstrução da história da vida da criança e de seus conhecimentos, ajudando-os a conhecer a si próprios e os outros num processo histórico.
      Priorizamos a leitura, produção de textos e análise de fatos linguísticos, com base em uma abordagem contextualizada e voltada às reais necessidades de uso da língua pelo aluno em situações diversas.
     Almejamos construir a aprendizagem de forma lúdica envolvendo-os prazerosamente, através de desafios e conflitos cognitivos.
     Procuramos um ensino de forma interdisciplinar prática, através da observação e da comparação de situações, levando em conta os dominíos dos conhecimentos já vivenciados pelos alunos e suas necessidades ou faltas na construção.
    Oferecemos aos alunos a condição necessária para uma melhor compreensão, interpretação e extrapolação textual dentro de sua vivência intelectual, dialógica e participativa.
Pretendemos estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico, a curiosidade científica, onde o aluno é agente de sua aprendizagem tendo como ponto de partida a prática da realidade social do aluno.
      Proporcionamos a interação espaço-temporal do educando servindo-se para tanto do conhecimento e conceito da história e geografia com base nas outras ciências humanas, como instrumentos necessários para a compreensão e ajustamento ao meio social a que pertence o educando.
     Entendemos que a aprendizagem ocorre através da troca de experiências e conhecimentos já adquiridos pelo aluno, através do meio onde vive, num processo de transformações adquirindo autonomia, responsabilidade, espírito de cooperação e solidariedade.



 OBJETIVOS DA SÉRIE:
        Aprofundar a interpretação de símbolos gráficos pela construção ortográfica da escrita, na expressão livre e criativa, ampliando a instrumentalização para a leitura de textos, estabelecendo relações no contexto família-escola-comunidade e desenvolver o raciocínio lógico na resolução de cálculos e historias matemáticas, 3. Conteúdos programáticos/ objetivos: - Alfabeto; - Vogais e consoantes; -. Letras maiúsculas e minúsculas;
 Leitura silenciosa o
ral, informativa/recreativa, de texto;
Produção textual: pequenas histórias (individual e Coletiva);
Ortografia;
- Substantivo- s próprios e comuns; Sinais gráficos;
- Separação de sílabas, mudança de linha;
- Iniciação do uso do dicionário;
Produção textual, organizar na mesma sequência (início, meio
- Substantivo, gênero, número e grau;
- Sinais de pontuação (uso adequado na produção textual);
- Sinônimos e antônimos;
- Pronomes pessoais caso reto;
- Encontro consonantal e vocálico;
- Tipos de frases;
- Ordem alfabética;
- Historia em quadrinhos;
- Carta, bilhete; Adjetivo;
 -Ação verbal: 1ª, , 3ª conjugação (passado, presente, futuro);
- Leitura e escrita de números até 999; Números pares e ímpares;
- Centena, dezena e unidade, (compor e decompor);
- Números ordinais até 20;
- Adição e subtração simples;
- Adição e subtração com reserva;
- Histórias matemáticas;
- Prova real da adição e da subtração;
- Números romanos até 20;
- Multiplicação e divisão por 2 e 3;
- Dobro, metade e triplo;
- Nome dos termos das operações;
  Medidas de tempo, hora e meia hora;
- Multiplicação e divisão por 4 e 5;
- Quádruplo e quíntuplo;
   Sistema Monetário Brasileiro;
   Corpo humano: partes do corpo! órgãos do sentido/higiene/saúde;
   Preservação do ambiente;
- Partes da planta e suas utilidades;
- Animais: classificação! locomoção, habitat;
- Família: membros da família, direitos e deveres, importância da família;
- Escola;
- Dias da semana/meses/ano; Estações do ano;_—-’
- Meios de comunicação;
- Transportes;
- Sinais de trânsito;
- Comunidade;
- Datas comemorativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário